Aliados do vice-governador Daniel Vilela (MDB) já articulam os bastidores da sucessão estadual. Mesmo que o emedebista evite discutir nomes para compor sua chapa em 2026, o movimento por espaço na vice começou, estimulado pela antecipação do projeto presidencial de Ronaldo Caiado (UB), que deixará o governo em abril do próximo ano.
Daniel Vilela e Carlinhos do Mangão
O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), afirmou que a base trabalha para reunir até 16 partidos na coligação que apoiará Daniel. “Vamos formar a maior coligação possível, com partidos que têm tempo de TV e superaram a cláusula de barreira. O foco é centro e direita”, disse. Questionado se pretende ser vice ou disputar o governo, Bruno foi direto: “Meu projeto é a Câmara dos Deputados e reeleger Daniel no primeiro turno”.
Entre os cotados para a vice para Daniel Vilela, destaca-se o nome de José Mário Schreiner (MDB), ex-deputado federal e presidente da Faeg. Ele é visto como elo com o agronegócio, ainda insatisfeito com a taxa do Fundeinfra, e também como ponte com o eleitorado mais conservador. Outro nome com perfil semelhante é o do ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB), com quem Schreiner disputa protagonismo no Sudoeste.
Também circula nos bastidores o nome do secretário Adriano da Rocha Lima, homem de confiança de Caiado, embora ele negue interesse e afirme que seu plano é retornar ao setor privado. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), também aparece como cotado, mas os bastidores apontam que, seu perfil, semelhante ao de Daniel, seria um obstáculo.
No entorno
Já no entorno do Distrito Federal, base eleitoral decisiva, surgem nomes como o deputado federal Célio Silveira (MDB), os prefeitos Diego Sorgatto (UB), Carlinhos do Mangão (PL, mas a caminho do UB), Lucas Antonietti (UB) e o ex-prefeito Pábio Mossoró (MDB).
Daniel, por ora, mantém o tom cauteloso, e afirmou que “no tempo certo, as coisas vão se afunilar para que todos caminhem no mesmo projeto”. Mas no ritmo da política goiana, 2026 já começou.
Carlinhos do Mangão
O governador Ronaldo Caiado teria expressodo seu pleno apoio a Mangão
- Foto: Divulgação/ASCOM da Prefeitura de Novo Gama
Um dos cotados para ocupar o posto na chapa de Daniel Vilela é o prefeito de Novo Gama Carlinhos do Mangão (PL) que durante a sua primeira gestão a frente do município, se destacou como uma das principais lideranças políticas do entorno, atuando como conciliador, moderador e articulador na busca de resultados positivos para a região.
Ao fortalecer alianças estratégicas juntos as principais lideranças políticas do estado, com representatividade ainda no cenário nacional, ganhou prestígio junto a prefeitos do entorno e respeito das principais lideranças políticas estaduais e do Distrito Federal, recebendo o apelido de “o embaixador do Entorno”. Entre essas lideranças políticas se destacam os governadores Ronaldo Caiado (UNIÃO) e Ibaneis Rocha (MDB), da vice do DF, Celina Leão (PP), os deputados Wilde Cambão (PSD), Lêda Borges (PSDB), Magda Mofatto (PRD) e Cristóvão Tormin (PRD), além do senador Wilder Morais (PL).
Além do prestígio junto a parlamentares e demais políticos do estado, Mangão ainda tem em seu favor a admiração do governador Ronaldo Caiado, quem sempre fez questão de elogiar o seu trabalho. Por diversas vezes Caiado chegou a dizer que "Mangão é um das maiores promessas da nova política do estado", deixando claro o seu apreço a admiração pelo prefeito.
Por estas e outras razões, começou a fortalecer a figura de Mangão o principal nome para concorrer a vice-governador do estado em uma chapa apoiada por Caiado. Há rumores de que o prestígio de Mangão está tão expansivo que outros pretensos concorrentes também cogitam o nome do político para uma eventual composição de chapa.
Vale ressaltar que Mangão recebeu votação expressiva para o primeiro mandato, sendo reeleito com mais de 78% dos votos válidos. Após 100 dias do seu segundo mandato, Carlinhos tem aprovação recorde chegando a mais de 80%. Isso é consequência da transformação que a sua gestão está promovendo no município ao logo dos quase 5 anos à frente da administração local.