GDF pediu autorização para ampliar empréstimo autorizado de R$ 522 milhões para R$ 1,1 bilhão. Valor seria investido em obras de mobilidade
Breno Esaki/Metrópoles (@brenoesakifoto)

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na segunda-feira (14/4), projeto de lei que autoriza financiamento de até R$ 1,1 bilhão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras de expansão do Metrô-DF e do BRT.
O GDF já recebeu aval para contratar crédito de R$ 400 milhões para a expansão da Linha 1 de Samambaia, do Metrô-DF. Os outros R$ 700 milhões seriam destinados para as obras de expansão dos corredores do BRT no Eixo Sudoeste e no Eixo Norte.
Em 2024, a CLDF aprovou financiamento de R$ 522 milhões, dos quais R$ 400 milhões vão para a ampliação do Metrô-DF. A contratação dos R$ 122 milhões restantes não foi aprovada pela equipe de análise do BNDES, que sugeriu ajuste no orçamento para prever um valor maior de financiamento, segundo informou o governo distrital à CLDF.
“Diante desse fato, é necessário que haja um acréscimo de R$ 578 milhões no valor autorizativo, elevando-o de R$ 522 milhões para R$ 1,1 bilhão. Esse incremento permitirá a alocação de R$ 700 milhões para os Corredores BRT Eixo Norte e Sudoeste, ampliando o valor inicialmente previsto de R$ 122 milhões”, justificou o governo.
Os R$ 700 milhões serão direcionados para obras viárias que devem atender moradores das regiões Norte (Planaltina, Sobradinho e áreas adjacentes) e Sudoeste (Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante). Os corredores do BRT vão ligar essas localidades ao Plano Piloto.
Extensão
- O BRT Eixo Norte teria início no acesso ao Terminal Asa Norte (TAN) e iria até o retorno após o córrego Bananal, no sentido Brasília-Planaltina, na DF-003.
- O BRT Eixo Sudoeste ligaria o entroncamento da DF-075 (EPNB) com a DF-003 (EPIA) até o viaduto da linha férrea, na DF-075 (EPNB).