
Por Luciano Lima
Depois que o vocalista Nasi gritou “Sem Anistia” em show na cidade de Contagem, Minas Gerais, no último dia 29 de março, a banda paulista Ira! teve vários shows cancelados.
Nasi foi vaiado por boa parte do público mineiro presente no espaço e rebateu pedindo que os bolsonaristas deixassem o local. A repercussão foi imediata! A Scar Centro Cultural anunciou nesta quinta-feira (10) o cancelamento de quatro shows da turnê “Acústico 20 anos” do Ira! no Sul do Brasil.
Em Caxias do Sul e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Blumenau houveram inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos. A produção não viu outra saída a não ser cancelar as apresentações.
A Scar, responsável pela locação dos espaços, afirmou que a situação gerou muita instabilidade.
Pelo jeito, Nasi pediu e o público atendeu. Não vai ter mais shows do Ira!. A informação recebida pelo portal Viver Política é que há possibilidade de vários outros cancelamentos.
É importante que as secretarias de segurança pública das cidades onde vão acontecer shows da banda avaliem com os produtores a realização dos espetáculos. Em tempos de radical polarização e extremismo político, comportamentos como o do vocalista Nasi podem ser o estopim para uma tragédia.
Os artistas precisam entender que, independente de sua posição política, é preciso respeitar o público que comprou ingresso e os produtores que fazem investimentos para levar as turnês pelo Brasil. Cancelamento de show traz prejuízo para toda uma cadeia envolvida na sua realização.