Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Morre a ex-deputada federal e distrital Eurides Brito, aos 87 anos

Com trajetória política marcada por passagens pelo Legislativo e pelo Executivo, ex-deputada atuou, principalmente, na área da educação


Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ex-deputada federal, ex-deputada distrital e ex-secretária de Educação do Distrito Federal Eurides Brito morreu nesta segunda-feira (3/2), aos 87 anos. Natural de Capanema (PA), a política teve trajetória marcante na capital do país.

O velório dela será nesta tarde, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF), em cerimônia reservada a parentes e amigos.

Formada em pedagogia, história e geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a política iniciou na vida pública como educadora.

Durante a carreira, ocupou cargos de destaque na área educacional, como diretora do Instituto Adventista Grão Pará e secretária de Educação no governo de Jarbas Passarinho, também no estado da Região Norte do país.

No governo federal, Eurides dirigiu o Departamento de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC) e integrou o Conselho Nacional de Educação.

Nos anos 1970, tornou-se professora da Universidade de Brasília (UnB), onde também atuou como vice-diretora da Faculdade de Educação (FE).

Ainda no Distrito Federal, comandou a Secretaria de Educação (SEEDF) durante diferentes gestões do Palácio do Buriti.

A vida política incluiu a eleição à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal (1991-1993) e à Câmara Legislativa (1999-2007), o que a transformou em figura influente no Legislativo local.

Em 2009, Eurides Brito foi envolvida na Operação Caixa de Pandora, que investigou um esquema de corrupção no governo de José Roberto Arruda. Um vídeo mostrou a ex-deputada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do caso. O escândalo levou à sua cassação em 2010 e ao fim de sua carreira política.

Latest Articles