Por Luciano Lima
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o novo presidente da Câmara dos Deputados eleito no primeiro turno da votação com 444 votos. O deputado Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) teve 22 votos e o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) recebeu 31 votos.
O novo presidente disse que vai trabalhar por uma “Câmara forte” e para garantir prerrogativas e a imunidade parlamentar. A declaração é um claro recado para o Supremo Tribunal Federal (STF), que faz fortes pressões principalmente aos parlamentares do campo à direita.
“A garantia das prerrogativas parlamentares é essencial para o fortalecimento do povo, pois cada um de nós está diretamente relacionado aos anseios daqueles que nos deram o voto”, disse, em seu último discurso ainda antes da votação.
Já em seu pronunciamento após o resultado, o mais jovem presidente da história da Câmara Federal após a redemocratização do Brasil, disse que “não existe ditadura com parlamento forte. O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia”.
O novo presidente da Câmara dos Deputados também reforçou em seu discurso de posse que “a Praça dos Três Poderes não é de um ou de dois poderes. E se não é dos três, não é a praça da democracia. Democracia não tem dono. Se tem dono, não é democracia”, disse Hugo Motta, que deixou bem claro, pelo menos no discurso, que a Câmara dos Deputados não terá uma gestão subserviente ao Palácio do Planalto.
QUEM É HUGO MOTTA?
O deputado paraibano Hugo Motta, de 35 anos, é muito conhecido por ter um perfil conciliador, tanto que conseguiu unir em torno de sua candidatura o PT, de Lula, e o PL, de Jair Bolsonaro.
Hugo Motta ganhou muito destaque no parlamento quando presidiu, em 2014, a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e, em 2015, comandou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que foi um dos principais fatores que resultaram na cassação do mandato da presidente petista Dilma Rousseff. O próprio Hugo votou a favor do afastamento da “presidenta”.
BANCADA DO DF
Tudo indica que os deputados federais do Distrito Federal Bia Kicis (PL), Fred Linhares (REPUBLICANOS), Erika Kokay (PT), Rafael Prudente (MDB), Julio Cesar (REPUBLICANOS), Professor Reginaldo Veras (PV), Fraga (PL) e Gilvan Maximo (REPUBLICANOS) também votaram unidos para consolidar a vitória do deputado Hugo Motta à presidência da Câmara Baixa do Congresso Nacional.