Com prioridades na infraestrutura, saúde e educação, o novo prefeito de Alexânia começa o mandato com muito trabalho.
Vice-prefeito Naldim ao lado de Warley Gouveia
A missão não era das mais fáceis, mas o compromisso em resolver os problemas do município sempre foi o desejo do recém-empossado prefeito de Alexânia, Warley Gouveia (PODE), que surpreendeu até os mais céticos ao conquistar a simpatia popular e vencer a máquina pública administrativa, aliada a gestões passadas visando a vitória nas urnas. A missão agora, segundo o prefeito, é iniciar diálogos para adequar as contas públicas, aprovar projetos importantes e, por fim, “consertar a casa”.
Eleito com 38,91% dos votos válidos (6.800), Gouveia tomou posse na tarde dessa quarta-feira, 1º de janeiro, na sede da Câmara Municipal, na presença de autoridades, de lideranças políticas municipais e demais convidados.
Além do prefeito, tomaram posse o vice-prefeito Naldim Magalhães (PRD) e os 11 vereadores eleitos na última eleição. São eles: Adair Rabelo (UNIÃO), Anderson Plácido (REPUBLICANOS), Claudio Valadares (PRD), Geraldinho do Cartório (PP), Leonilson Gomes (PODE), Maninho (PRD), Márcio Braga (PSB), Professor Dorivaldo (UNIÃO), Théo do Baré (PP), Wanderson Cuíca (PSD) e Wanderson Loteiro (PODE).
Pela nova composição da Câmara Municipal, Gouveia não terá problemas de diálogo com o legislativo, tendo em vista que possui ampla maioria. Com isso, aparentemente não terá dificuldade em aprovar matérias importantes visando o desenvolvimento do município e consequentemente o bem-estar da população.
Quem é Warley Gouveia
Empresário e advogado, foi vereador entre 2009 e 2020. Durante a campanha, ele destacava o apoio à educação, desenvolvimento econômico e geração de empregos, além disso, faz parte da base aliada do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).
Desafios
Principais problemas a serem enfrentados pelo novo prefeito estão na educação e saúde, onde cerca 65% das crianças de até cinco anos não estão na escola, o que indica crianças sem educação infantil nessa faixa etária. Outro fator preocupante é de pessoas com 25 anos ou mais com apenas o ensino fundamental incompleto, o índice representa a maioria do nível de escolaridade no município. Em segundo lugar, 25% apresentaram ensino médio completo.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta apenas com quatro escolas de ensino médio e 25 de ensino fundamental. Por outro lado, o município apresenta 1.137 matrículas de ensino médio e 3.872 de ensino fundamental, o que demonstra uma evolução significativa, mas não o suficiente para superar o problema da educação.
Já na saúde, Alexânia apresenta um dos maiores índices de mortalidade infantil do Entorno, com 17 mortes por mil nascidos vivos. O número faz com que o município esteja entre as 70, das 246, cidades de Goiás, fator preocupante, tendo em vista demonstrar que há pouco investimento na área de saúde.
Entusiasmado, Gouveia acredita que problemas na educação e saúde são pontuais e com uma administração focada em resultados, conseguirá soluciona-los em curto espaço de tempo, pois sua administração que dará prioridade a fim de corrigir os índices e fazer com que o município se torne referência em educação e saúde.