“Não podemos repassar para o cidadão correto e trabalhador uma despesa de 600 ou 700 reais por mês para manter um bandido preso. Esse gasto não pode sair do bolso do cidadão que paga seus impostos. Vamos cuidar da ressocialização do apenado, mas ele terá que trabalhar duro para pagar a dívida que tem com a sociedade”. Ronaldo Caiado, governador de Goiás.
Detentos começam força tarefa no município de Valparaíso escoltados pela Polícia Penal
- Foto: Vídeo Instagram
Escrito por Celso Alonso - *Texto, 100% sem auxílio de IA
Ao realizar a maior expansão do sistema prisional de Goiás da história, isso em meados do seu primeiro mandato como governador, Ronaldo Caiado deixou claro que os bandidos presos no estado teriam que trabalhar para pagar as suas dívidas. Seguindo a determinação de Caiado, o novo prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius, inovou em parceria com o sistema prisional da região e começou a utilizar presos nas ações de limpeza e conservação da cidade. A ação começou a ser desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos.
De acordo com informações da prefeitura, a parceria com a Diretoria Geral de Polícia Penal-DGPP, contará com 35 custodiados nas ações de limpeza, pintura de meio-fio, roçagem e tapa buracos de nossa cidade!
O lançamento da parceria aconteceu na última quarta-feira (15/1) e foi intitulada “Ação do Bem”. De acordo com Marcus Vinícius, a parceria auxiliará na ressocialização de detentos, bem como na manutenção dos espaços públicos da cidade, contribuindo assim para a economia de mão de obra e mais agilidade nos serviços de manutenção, trazendo assim uma resposta mais imediata para o cidadão. “Os custodiados ajudarão nossa cidade e Valparaíso proporcionará a oportunidade na ressocialização por meio do trabalho e contribuição à comunidade.”
Para o primeiro dia de trabalho, foi deslocado um grande efetivo da Polícia Penal, liderados pela Comandante Regional Andréia Figueiredo, que elogiou a iniciativa do executivo municipal em proporcionar ocupação aos custodiados através do trabalho externo, na manutenção dos espaços públicos de Valparaíso de Goiás.
Segundo a Lei de Execuções Penais, o trabalho externo é um direito-dever do preso, sendo obrigatório a todos àqueles que estiverem no regime privativo de liberdade. O preso ganha um dia a menos no cumprimento da pena, a cada três dias trabalhados.
Parceria contará com 35 detentos, todos sob escolta da Polícia Penal - Foto: Vídeo Instagram
Ainda, segundo o prefeito, o trabalho será diário e serão atendidos todos os bairros do município. Isso, de acordo com Vinícius, acarretará melhorias para a cidade, pois a parceria contará com 35 detentos e a prefeitura atuará numa força tarefa para deixar a cidade mais limpa e organizada. “São 35 colaboradores a mais para a nossa jornada diária de manter a nossa cidade limpa. Também tem o fator positivo de que nossas atividades de limpeza se estenderão também aos finais de semana”, salientou.
Para as atividades, cada equipe de custodiados será acompanhada por escoltas da Polícia Penal e realizarão trabalhos de roçagem, coleta de entulhos, tapa buracos e recolhimento de entulho e inservíveis.
Os custodiados também receberão ferramentas e EPI' - Foto: Vídeo Instagram
Além do material e maquinário para desenvolver as atividades, os custodiados ainda receberão equipamentos de proteção individual (EPI) disponibilizados pela Prefeitura Municipal.
Assista o vídeo de lançamento da parceria: