Page Nav

HIDE

CLDF - Entregas 2024

Últimas notícias:

latest

Inspeção mostra a realidade em Alexânia

Ao receber as chaves dos espaços públicos do município, o prefeito Warley Gouveia (PODE) começa a perceber o tamanho do “abacaxi” que terá que descascar. Vários espaços públicos estão sucateados e necessitam de intervenção imediata

Casa de Passagem de Alexânia - Foto Google Maps

Escrito por Celso Alonso - *Texto, 100% sem auxílio de IA

Apesar dos constantes aparecimentos do ex-prefeito Dr. Allysson Silva Lima nas redes sociais, quando demostrava que entregaria a gestão municipal dentro das conformidades, a atual gestão comandada por Warley Gouveia (PODE), começou a se deparar com o descaso em alguns setores cruciais e que necessitarão de empenho imediato para que a máquina pública possa prestar um atendimento significativo para a população.

Talvez a falta de disposição e bom senso do prefeito anterior, que deixou alguns setores sem manutenção, seja por inércia ou falta de fiscalização, a situação tenha chegado a tal nível. Isso se refere também ao trabalho do legislativo anterior que foi responsável por fiscalizar a então gestão e certamente não tenha feito da forma que deveria fazer, passa crer que muitas coisas estavam erradas na Prefeitura de Alexânia, município do entorno do Distrito Federal, distante aproximadamente 80km da capital.

“Ao assumirmos este ano, tivemos a certeza de algumas falhas cruciais e da falta de comprometimento com a população de Alexânia. Ele (Allysson) foi embora, deixando muita coisa por fazer, e agora temos muito trabalho pela frente para consertar a situação de descaso que herdamos em alguns setores cruciais. Mas vamos em frente – Alexânia merece uma gestão à sua altura, que respeite de fato cada cidadão!”, disse o prefeito recém-empossado.
Esgoto correndo ao ar livre em uma das áreas de lazer - Foto Instagram

Um dos órgãos que está sem condições de continuar a prestar atendimento é a Casa de Passagem do município. Após uma inspeção da Secretaria de Assistência Social, o novo prefeito foi verificar a situação do local e ficou horrorizado com a situação encontrada. “No espaço que deveria acolher e proteger nossas crianças e adolescentes em momentos de extrema vulnerabilidade, o que encontramos foi um cenário de abandono e calamidade, totalmente incompatível com o cuidado que eles merecem”, disse Warley.

Mau cheiro

Servidor da Secretaria de Ação Social com dificuldades de respitar no local - Foto Instagram

Durante a inspeção, foi constatado que o espaço estava completamente abandonado, com infiltrações e esgoto ao ar livre ao lado do dormitório das crianças. O mau cheiro no local estava tamanho que a equipe da Secretaria de Assistência Social teve dificuldades de respirar e permanecer no local.

“O esgoto escorre no pátio onde deveria ser um local de diversão e atividades lúdicas das crianças, porém o que notamos aqui é dejetos e água poluída escorrendo neste local”, afirmou um servidor daquela secretaria.

Esgoto correndo ao ar livre em uma das áreas de lazer - Foto Instagram

Outro ponto de bastante preocupação é com relação às paredes que apresentam rachaduras, infiltração e consequentemente mofo, principalmente no teto do dormitório das crianças, bem como em todo o prédio. Também foi verificado que o piso está danificado com risco de acidentes, e ainda, a falta de mobiliário. Os que ainda existem estão danificados. “Isso pode acarretar risco à saúde dos nossos assistidos”, ponderou o prefeito.

Mobília danificada - Foto Instagram

Pareces mofadas- Foto Instagram

Teto com infiltrações - Foto Instagram

Paredes Rachadas - Foto Instagram

Mobília danificada - - Foto Instagram

Segundo Warley, a Prefeitura já está mobilizada para reparar os danos a fim de que os atendimentos no local não sejam prejudicados pela falta de responsabilidade da gestão anterior. “Essa realidade não será ignorada. Já estamos mobilizando esforços para transformar esse lugar em um ambiente digno, seguro e acolhedor. Nosso compromisso é com a proteção, o respeito e a esperança”, ponderou.

Após a divulgação de um vídeo onde é mostrada a realidade do local, internautas invadiram as redes sociais para comentar o descaso. Segundo “emilly_placido”, a situação no local é de causar tristeza, o que causa impedimentos, trazendo insegurança para as crianças atendidas. “É muito triste ver as crianças impedidas de brincar no quintal e crescer em um ambiente seguro, devido às condições precárias da Casa de Passagem.”

Ainda, segundo a internauta, as ações da nova gestão em detectar e promover ações imediatas no local, tranquiliza a população e trazem dignidade aos atendidos na Casa de Passagem. “É importante saber que o governo já está tomando as providências necessárias para melhorar a situação e garantir um futuro melhor para esses pequenos. Essas vidas merecem um local saudável e digno para crescer e se desenvolver. Que essa transformação chegue logo, trazendo dignidade e alegria para essas crianças”, completou.

Outro internauta também comentou o vídeo. Revoltado, “elias1208oliveira” questionou a gestão anterior pelo descaso, bem como apostou na nova gestão. “Meu Deus, Alexânia tinha prefeito? Ainda bem que tem novo prefeito que vai trabalhar de verdade.”

Confira o vídeo

Situação atual da Casa de Passagem de Alexânia - Vídeo Prefeitura Municipal,

Procurado, o prefeito anterior, Dr. Allysson, não retornou as ligações até o fechamento da pauta para comentar o caso. Já a atual gestão informou que “já está atuando de forma emergencial para garantir a salubridade do local e poder proporcionar um atendimento digno, não somente às crianças da Casa de Passagem e sim, para todos os que dependem dos demais espaços públicos que estão de alguma forma, necessitando de intervenção imediata.”

Latest Articles