Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

STM elege primeira mulher a presidir a Corte em 216 anos de história

Maria Elizabeth Rocha foi a 1ª mulher a ser nomeada ministra do STM, em 2007. Ela assumiu como presidente tampão em 2014. Agora, foi eleita


STM/Divulgação

Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) elegeram, nesta quinta-feira (5/12), a primeira presidente mulher da Corte. A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha assume no lugar do tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, que foi eleito vice.

A ministra também foi a primeira mulher a ser nomeada como magistrada na Corte Militar, em 2007, ocupando uma das três cadeiras previstas para a advocacia.

Ela chegou a assumir o STM como presidente tampão em 2014, em decorrência da aposentadoria do ministro Raymundo Cerqueira. Agora, foi eleita e terá mandato completo no comando da Corte Militar.

A ministra Elizabeth é natural de Belo Horizonte (MG) e casada com o general de divisão Romeu Costa Ribeiro Bastos.

Ela se formou em direito, em 1982, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), e exerceu o cargo de procuradora Federal, sendo aprovada em concurso em 1985. Também é doutora em direito constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No STM, foi vice-presidente no período de 2013-2015, tendo exercido o cargo de presidente da Corte para complementar o mandato do citado biênio.

Elizabeth e Joseli integrarão a presidência da Corte no biênio 2025-2027. A posse está prevista para o mês de março de 2025, em data a ser definida.

Latest Articles