Presidente comentou em visita a Mato Grosso do Sul sobre o resultado de uma pesquisa de opinião a respeito do governo
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou não ter achado ruim o resultado da pesquisa Genial Quaest, divulgada na quarta-feira (4/12), com dados de como o mercado financeiro avalia o novo governo dele.
Em visita a Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (5/12), o petista disse: “Já ganhei 10%, porque antes eram 100% contra. O que me interessa é o resultado do tipo de jabuticaba que plantou. Não voltei a ser presidente da República porque precisava, mas para provar que um mecânico tem mais capacidade de governar esse país do que aqueles com diploma, mas sem sensibilidade social”.
A pesquisa apontou que 90% do mercado financeiro vê de forma negativa o governo de Lula, enquanto 7% avaliam ser uma gestão regular e para 3% ela é positiva.
Em julho de 2023, 44% avaliaram o governo Lula de forma ruim. Em março deste ano, 64% rejeitam a gestão.
Apesar disso, o mercado financeiro tem boa percepção do trabalho de Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Para 41%, o trabalho dele é positivo, enquanto para 24% é negativo e para 35% é regular.
Ao longo do novo mandato, Lula tem dito não se importar com as pesquisas de opinião sobre o governo, apesar de ter cobrado os ministros para divulgarem as boas ações do Executivo.