Ônibus fazem parte da frota do Serviço de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF) e contam com ar-condicionado
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta segunda-feira (16/12), 90 novos ônibus da Marechal, para renovação da frota do Serviço de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF).
Os ônibus serão incorporados para operar nas linhas da área 4, nas seguintes regiões administrativas: Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.
“Após a reorganização do sistema de transporte, conseguimos atingir, hoje, a frota mais moderna do Brasil, com ônibus equipados com toda a tecnologia e conforto. Conseguimos acabar com o recebimento de dinheiro dentro de nossos ônibus, o que também evita assaltos e melhora a qualidade de vida dos trabalhadores. E estamos há seis anos sem ter aumento [de passagens]”, acrescentou Ibaneis.
Os novos ônibus são da marca Volvo, modelo B320R e fabricados em Curitiba (PR). Ainda durante a agenda, Ibaneis anunciou a licitação do BRT Norte para esta semana.
“Nós temos recursos assegurados por meio de financiamento que assinamos com o Banco do Desenvolvimento Nacional [BNDES], e começamos a obra após a licitação, no início do ano que vem, com previsão de dois ou três anos para que a tenhamos totalmente concluída. Com isso, fechamos o sistema de transporte do Distrito Federal”, declarou o governador.
Características
Os veículos são equipados com motores Euro 6, que emitem menos poluentes, além de ar-condicionado, sistema de freios moderno e portas de ambos os lados, para embarque e desembarque nos corredores exclusivos da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e do boulevard sobre o Túnel Rei Pelé. A suspensão inclui sistema de “ajoelhamento”, que favorece a acessibilidade e facilita a entrada e a saída dos passageiros.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, comentou a renovação do transporte coletivo. “Temos mais de mil veículos em nossa frota de 3.049 mil ônibus com essa tecnologia menos poluente. O Governo do Distrito Federal dá exemplo de sustentabilidade, conforto, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Acima de tudo, com a ousadia de não permitir que esse custo seja repassado ao usuário”, afirmou o chefe da pasta.