Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo
Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line
Serviços públicos, comércios e bancos poderão ter alterações de horário nesta 6ª feira de feriado. Ônibus e metrô estarão com frota reduzida
Com a comemoração da Dia da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15/11), diversos órgãos, empresas e instituições públicas e privadas poderão ter o horário de funcionamento afetado, em virtude do feriado.
Confira o que abre e o que fecha nesta sexta-feira (15/11):
Comércio e bancos
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) informou que funcionamento de lojas em shoppings e supermercados será normal. No entanto, alguns estabelecimentos poderão atender o público com horário reduzido.
As agências bancárias não vão abrir nesta sexta-feira (15/11), segundo previsto no calendário de feriados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Transporte público e Detran-DF
Os ônibus vão circular com tabela horária de domingo, e o metrô, como nos feriados: das 7h às 19h. Os itinerários das viagens podem ser conferidos pelo site DF no Ponto.
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) não terá expediente administrativo, apenas atividades de educação, fiscalização e engenharia de trânsito vão ocorrer, em escala de plantão.
Saúde
As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs), a urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e a Casa de Parto de São Sebastião vão manter os serviços de forma ininterrupta, em plantão de 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atenderá sem pausas, pelo telefone 192.
As unidades básicas de saúde (UBSs), a assistência de saúde bucal nesses espaços e nos centros de especialidades odontológicas (CEOs), bem como os pontos de imunização, ambulatórios e as policlínicas, e as farmácias de alto custo não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11).
Restaurantes comunitários, emprego e cidadania
Apenas os restaurantes comunitários do Recanto das Emas, de Planaltina, do Pôr do Sol/Sol Nascente, de Arniqueira, do Itapoã, do Varjão, de Samambaia, de São Sebastião, de Sobradinho 2, do Paranoá e de Brazlândia vão abrir neste feriado.
As unidades do Na Hora, do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), das agências do Trabalhador, do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio ficarão fechadas.
Demandas urgentes aos conselhos tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), enquanto aquelas ao Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone 61 983-140-636, das 8h às 20h.
Os núcleos de assistência jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) atuarão em casos urgentes durante o regime de plantão judiciário.
Água, luz e segurança
As equipes de operação e manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Neoenergia e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vão trabalhar normalmente. Os serviços administrativos, no entanto, não irão funcionar.
A Defesa Civil, a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e as delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), inclusive as de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento na data, com atendimentos pelos telefones 199, 190, 193 e 197, respectivamente.
Cultura e lazer
Por se tratar de um feriado nacional, haverá Eixão do Lazer na sexta-feira (15/11), das 6h às 18h, e no domingo (17/11), como de costume, no mesmo horário.
O Zoológico de Brasília funcionará normalmente no feriado, das 8h30 e fecha às 17h. O Parque da Cidade também estará aberto, porém com a administração estará fechada.
Todos os parques e unidades de conservação geridos pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) vão funcionar normalmente. O Jardim Botânico de Brasília também abrirá, das 9h às 17h.
A Biblioteca Nacional de Brasília, o Eixo Cultural Ibero-Americano e o Complexo Cultural de Planaltina estarão fechados na sexta-feira (15/11).
Enquanto o Complexo Cultural de Samambaia, o Cine Brasília, o Centro de Dança, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu do Catetinho vão funcionar normalmente, de acordo com a programação prevista para a data.
A Torre de TV estará aberta para visitação das 9h às 18h45, durante todo o fim de semana. A bilheteria fechará às 16h, como de costume. Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades.
Por Luciano Arcoverde - Metrópoles