Após faltarem ao último debate, Boulos, Nunes e Datena confirmaram presença em evento deste domingo (1º/9) após readequação das regras
Divulgação/TV Bandeirantes
São Paulo — A organização do debate promovido pela TV Gazeta e pelo Canal MyNews readequou as regras do encontro entre os candidatos à Prefeitura da capital, marcado para este domingo (1º/9), incluindo o veto a transmissões ao vivo nas redes, para convencer as campanhas de Guilherme Boulos (PSol), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB) a participarem do evento.
Os três confirmaram presença no debate após terem faltado ao último, promovido pela revista Veja em 19/8, alegando que nos encontros anteriores houve desrespeito às regras por parte do influencer Pablo Marçal (PRTB).
O Metrópoles apurou que a organização vetou lives do debate nas redes sociais dos candidatos e que gravações de trechos só podem ser feitas pelas campanhas por meio dos celulares, sem outros equipamentos de filmagem, desde que os assessores cuidem dos registros diretamente de seus assentos, sem poder levantar e tumultuar o evento. O descumprimento das regras pelas campanhas pode acarretar na expulsão dos candidatos.
A organização do evento que espera que, assim, possa desacelerar um pouco a distribuição de conteúdo das campanhas no digital e conferir um pouco mais de isonomia ao embate – especialmente após Boulos, Nunes e Datena se queixarem de que Marçal utiliza os debates apenas para promover ataques aos adversários e utilizar cortes nas redes sociais sem debater propostas envolvendo a cidade.
No próprio evento da revista Veja, no qual Marçal leu o seu plano de governo, o candidato fugiu das perguntas feitas pelas adversárias alegando que as responderia depois em suas redes sociais e mencionou outros temas sem relação com o que era discutido no momento.
As campanhas também reclamaram dos critérios utilizados para conceder direito de resposta. Datena já alertou, em agenda na sexta (30/8), que se o “respeito ao direito do contrário” não for observado, ele não descarta deixar o evento antes do fim.
Debate sem plateia
Outro ponto que foi bem visto pelas campanhas é a ausência de plateia. A presença de espectadores foi alvo de reclamação dos candidatos no debate promovido por Estadão, Terra e Faap por ter tumultuado, segundo eles, alguns momentos de discussão.
Também será permitido que apenas dois assessores fiquem próximos ao palco e se aproximem dos candidatos para auxiliá-los nos intervalos do debate, que será dividido em cinco blocos e terá quatro pausas.
Participarão do debate Boulos, Nunes, Datena, Marçal e a deputada Tabata Amaral (PSB). Presente nos dois últimos debates, Marina Helena (Novo) não foi convidada para o evento promovido pela TV Gazeta e pelo Canal MyNews.