Investigações que miram Gusttavo Lima servem como combustível para a candidatura ao Senado; convite foi feito no começo do mês por Caiado
Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
As investigações que miram Gusttavo Lima servem como combustível para a candidatura do cantor ao Senado. Como revelou a coluna, a estrela sertaneja foi convidada, no começo do mês, pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para disputar as eleições de 2026.
O incentivo extra ocorre após a juíza Andrea Calado da Cruz determinar a prisão de Gusttavo Lima nesta segunda-feira (23/9). Isso porque, uma vez no cargo de senador, o artista ganharia foro por prerrogativa de função.
Dessa forma, Gusttavo Lima escaparia das mãos da Justiça comum e só poderia ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo interlocutores do cantor no meio político, essa possibilidade já é analisada pelo sertanejo, que completou a idade mínima para disputar o Senado: 35 anos.
Embora a prisão preventiva de Gusttavo Lima tenha sido determinada agora, os desdobramentos da investigação, bem como o julgamento decisivo, podem se arrastar por um longo período. De olho nesse cenário, aliados da estrela sertaneja argumentam que o foro privilegiado faria bem ao cantor. Andrea Calado da Cruz, que recentemente condenou um jornalista a 7 anos de prisão, é considerada “linha-dura”.
A defesa de Gusttavo Lima avalia que as provas usadas para embasar o pedido de prisão são frágeis. E que o cantor tende a se beneficiar de decisões coletivas que fujam da alçada da magistrada.
Uma das irregularidades apontadas pela juíza foi o fato de o artista ter vendido um jatinho, por R$ 22 milhões, para o dono da Vai de Bet, José André da Rocha. De acordo com Andrea Calado da Cruz, a negociação serviu para “ocultar/dissimular” os valores.
Caiado convida Gusttavo Lima
O convite para Gusttavo Lima entrar na política partiu de Ronaldo Caiado, que é amigo do cantor. A proposta foi feita no cruzeiro que celebrou o aniversário da estrela sertaneja, na Grécia.
O plano do governador é que sua esposa, Gracinha Caiado, faça dobradinha com o artista, uma vez que duas vagas ao Senado estarão em jogo, em 2026. Dessa forma, cada um pediria votos para si próprio e também para o aliado junto ao eleitorado de Goiás.