Por meio de nota pública, o pastor Jonas Pimentel afirmou que é de responsabilidade dos pais manter os filhos ao alcance dos olhos
Reprodução/Redes Sociais
Goiânia – Após a repercussão negativa de uma fala feita durante um culto, em que culpa crianças abusadas sexualmente, o líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia, pastor Jonas Felício Pimentel, emitiu, na noite dessa quarta-feira (1º/5) uma nota se manifestando sobre suas declarações.
Por meio de uma “nota pública”, assinada pelo advogado Leandro Silva, o religioso reforçou que é de responsabilidade dos pais “ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutas imperativas exigirem”.
Ainda, na declaração, ele voltou a dizer que os pais que não devem mandar os filhos para casa de parentes e amigos a fim de prevenir um possível crime.
Assista ao vídeo da nota:
Culpabilização
A fala de Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia, causou revolta em usuários da internet. Durante um culto, o religioso afirmou que, em alguns casos, crianças que são vítimas de abuso sexual têm participação e culpa nos crimes.
“Existem situações que quando acontece um abuso de uma criança, a criança é também culpada, porque ela deu lugar. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro”, afirmou.
O vídeo com a fala do religioso foi compartilhado por uma página na internet nessa terça-feira (30/4). No trecho, ele comenta sobre o caso de uma criança de 5 anos que foi abusada sexualmente por primos.
Ele afirma que os pais não devem deixar os filhos dormirem na casa dos outros, nem mesmo de parentes, a fim de evitar os abusos. Jonas Pimentel diz que o lugar dos filhos é junto dos pais, a não ser quando “existe uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa”.
“Os pais e, principalmente as mães, devem ter muito cuidado, devem ter muita malícia quanto às suas filhas. Filho é junto com o pai, junto com a mãe, a menos que exista uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa, não é?”, diz.
Veja vídeo:
Pastor diz que contexto foi de alerta
Ainda de acordo com o religioso, a declaração foi dita em um contexto de alerta e tinha como intuito evitar com que pais “deem oportunidades para que malfeitores se aproveitem” dos menores.
No fim da nota, o religioso se desculpou por aqueles que se sentiram ofendidos pelo ocorrido, mas alega que continuará “lutando pelos seus princípios e valores, que são tradicionais”.
Leia a note da íntegra:
O pastor Jonas Pimentel manifesta-se sobre a polêmica ocorrida quando fez orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos e afirmou que é responsabilidade dos pais ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutamente imperativas exigirem. Recomendou que é preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos. Nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a eles.
Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas.
Contudo, pastor Jonas Pimentel e a Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia reafirmam seu compromisso de lutar pelos seus princípios e valores, que são tradicionais, e continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos e violência contra as crianças e adolescentes, especificamente, a sexualização precoce delas que o mundo moderno impõe nas casas dos cristãos.