Presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal se reuniu com os presidentes dos clubes que disputarão o torneio
Luã Tomasson/Brasiliense FC
Na manhã desta terça feira (7/11), foi dado o pontapé inicial para o Candangão 2024 com a reunião do arbitral que definiu os rumos da competição. Participaram do evento o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal , Daniel Vasconcelos, os representantes da entidade, assim como os dos oito times que se mantiveram na elite no ano passado e também do Ceilandense, campeão da segunda divisão, e Planaltina, vice-campeão.
Presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos
Luã Tomasson/Brasiliense FC
O regulamento da competição será o mesmo do ano passado, tendo na fase inicial todas as equipes se enfrentando em turno único, e a semifinal e final sendo disputadas em jogos de ida e volta. O cruzamento na fase semifinal será olímpico, ou seja, o 1º colocado enfrenta o 4º e o 2º colocado enfrenta o 3º, e a vantagem dos resultados iguais será do time de melhor campanha, menos na final, onde nenhum time terá a vantagem.
A primeira rodada tem data pré-definida para o dia 13 de janeiro, e os jogos serão aos finais de semana, com exceção da rodada de Carnaval, que terá jogos no meio de semana. A final está prevista para o primeiro fim de semana de abril. O regulamento não poderia ser alterado devido a uma definição do estatuto do torcedor, que diz que se torna obrigatório que o regulamento da competição, caso não aconteça nenhuma alteração de competições, seja mantido por no mínimo dois anos.
Durante a cerimônia, foi realizado o sorteio de toda a tabela da primeira fase, e assim ficou definida a 1ª rodada:
- Gama x Planaltina
- Paranoá x Capital
- Real Brasília x Ceilândia
- Brasiliense x Ceilandense
- Santa Maria x Samambaia
O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) falou sobre as expectativas para a competição no ano que vem. “As expectativas são as melhores possíveis, trouxemos os jogos para o final de semana para valorizar o produto, fazendo com que as torcidas possam ir aos estádios apoiar os seus times e com isso, termos um campeonato cada vez melhor”, disse Daniel Vasconcelos.
Saindo na frente
A equipe do Brasiliense, atual vice-campeã da competição e que representará o Distrito Federal na Série D, Copa do Brasil e Copa Verde, começou os seus treinamentos nessa segunda (6/10), buscando a excelência na preparação física de seus atletas e também manter o entrosamento entre os atletas. Uma das novidades é o atacante Tobinha, que volta após conseguir o acesso para a Série B com o Brusque.