O mês de outubro é dedicado ao Outubro Rosa, mês de alerta às mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.
Os médicos recomendam a realização mensal do autoexame das mamas para que pequenas anormalidades possam ser detectadas precocemente. Alertam que nem todo câncer de mama é detectável à palpação, sendo necessário o exame preventivo com mamografia.
Estima-se que, por ano, ocorram quase 60 mil novos casos da doença no Brasil. Os dados da organização não governamental Outubro Rosa é um alerta para todos, sobretudo para as mulheres, pois o câncer é a causa da morte de cerca de 13 mil mulheres por ano.
A prevenção é indispensável para reduzir essa realidade, afinal, a cura é possível em 90% dos casos de diagnóstico do câncer com menos de um centímetro. Além disso, quando a descoberta é feita no início, pode-se evitar que o tumor aumente e atinja outros órgãos.
A conscientização não deve se limitar apenas a um único mês, mas ser um ato que promova a conscientização sobre o câncer de mama durante todo o ano.