Policiais penais recapturaram preso na região de Mestre D’Armas, em Planaltina (DF). Detento tinha fugido da Papuda no domingo (3/9)
Material cedido ao Metrópoles
Policiais penais do Distrito Federal prenderam, nesta terça-feira (5/9), o segundo detento que fugiu do Complexo Penitenciário da Papuda.
Emerson dos Santos Carneiro, 32 anos, foi preso na região de Mestre D’Armas, em Planaltina (DF). A operação de captura, que contou com equipes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), ficou registrada em vídeo.
Assista:
Emerson havia fugido com Ítalo Custódio, 22, apontado pela polícia como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os dois estavam detidos no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), na Papuda, e conseguiram escapar na manhã de domingo (3/9), por volta das 7h, após serrarem uma grade sob o telhado da unidade prisional.
Homicídios
Emerson estava preso por assassinato e duas tentativas de homicídio. Ele foi detido no Centro de Internamento e Reeducação em outubro de 2021 e ocupava, com o colega de cela, a mesma ala do Bloco 3 do CIR. A dupla estava presa em regime semiaberto.
Ítalo foi recapturado por policiais penais em Brazlândia menos de nove horas depois de ter escapado. O integrante do PCC estava preso desde 2022, pelo assassinato de Denerson Albernaz, 37, sobrinho de um policial militar do Distrito Federal. O crime funcionou como uma forma de “batismo” para permitir a entrada dele na facção.
Veja o momento da prisão de Ítalo: