Governadora em exercício do Distrito Federal criou gabinete para elaborar e executar plano de segurança para o feriado de 7 de Setembro
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou, nesta sexta-feira (1º/9), que a programação para o feriado de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios contará com mais policiais do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em ofício direcionado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou um alerta sobre convocações para atos de manifestação na data.
Dino compartilhou 10 vídeos “que tratam de supostas manifestações articuladas e previstas para ocorrer em 7 de Setembro de 2023”.
Em razão da preocupação com eventuais manifestações, Celina Leão criou um Gabinete de Mobilização Institucional para elaborar e executar um plano de segurança para o feriado do Dia da Independência.
“O GDF está preparado. Confiamos em nossa [Secretaria de] Segurança Pública, mas, dessa vez, queremos compartilhar informações [com o governo federal], caso haja dados divergentes do que tivermos. E esse grupo ficará instituído até o dia 8. É um monitoramento e uma integração para que possamos ter um espírito colaborativo e um dia de paz”, declarou Celina.
No dia do feriado, o GDF mobilizará mais de 2 mil policiais militares e mais de 500 civis. “Teremos mais policiais do que no dia da posse do presidente Lula”, comparou.
Apesar da atenção para a possível ocorrência de protestos, o governo espera um evento tranquilo. “Aquela pessoa que quiser ir pra Espanada para ver o desfile, em um ar de democracia, será muito bem-vinda. Mas, para quem quiser vir para o Distrito Federal fazer bagunça e arruaça, as forças de segurança irão agir. Temos certeza que teremos um dia de tranquilidade “, reforçou a vice-governadora. “Agiremos com precaução e cautela.”
Esquema de segurança
O governo federal espera um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, onde ocorrerá o tradicional desfile cívico e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB).
O esquema de segurança para o evento será reforçado, com previsão de fechamento de vias, revista aos espectadores e policiamento nos prédios públicos. A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios ficará bloqueada a partir da próxima quarta-feira (6/9), da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à área incluirão vistorias.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos por gradis e policiais.
Previsto para começar às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o evento terá como slogan a frase “Democracia, soberania e união”.
O desfile organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) terá como conceito quatro eixos temáticos: “Paz e soberania”; “Ciência e tecnologia”; “Saúde e vacinação”; e “Defesa da Amazônia”.