História por RFI
Três pilotos morrem em colisão acidental envolvendo duas aeronaves ucranianas
© AFP - ABDULAZIZ KETAZ
Três pilotos da Força Aérea Ucraniana, incluindo um oficial condecorado, morreram na sexta-feira (25) numa colisão entre duas aeronaves ucranianas, anunciaram as autoridades do país no sábado (26).
Este acidente representa um grande revés para Kiev, que procura obter aviões F-16 americanos para reforçar a sua frota, que data da era soviética, e avançar a sua contra-ofensiva contra o exército russo.
“Expressamos as nossas condolências às famílias das vítimas. Esta é uma perda dolorosa e irreparável para todos nós”, disse a Força Aérea Ucraniana em nota.
O acidente, qualificando como “terrível”, ocorreu na região de Zhytomyr, no norte da Ucrânia, e envolveu dois jatos de treinamento de combate L-39, conforme informações do comunicado, acrescentando que uma investigação está em andamento.
Um porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ignat, disse que um dos pilotos mortos, Andrii Pilshchykov, conhecido pelo apelido de "Juice", era um jovem oficial com "super conhecimento e grande talento".
“Andrii Pilschykov dedicou a sua curta, mas muito brilhante vida à aviação de combate, sonhava em ver F-16 no céu ucraniano”, escreveu numa homenagem publicada nas redes sociais.
“Você foi mais que um amigo. Descanse em paz, você fez muito por nós”, acrescentou.
(Com AFP)