Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Menino de 7 anos morre depois de inalar calcário, no PR; especialista explica riscos

A criança brincava em um monte do material, que o pai usava na fazenda da família, e teria inalado, antes de passar mal

Por Crescer online

Um menino de 7 anos morreu depois de ter inalado calcário, enquanto brincava em um monte do material, na última quinta-feira (3). Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar, o pai usaria o calcário na lavoura, na fazenda da família, em Ipiranga, Campos Gerais, no Paraná (PR).

A última foto do menino, brincando no monte de calcário — Foto: Reprodução/ Facebook

O tio do menino publicou no Facebook a última foto, do momento em que ele brincava com o calcário.“Essa foto foi a última, tirada poucos minutos antes do seu trágico falecimento, ocasionado pela inalação de calcário, enquanto brincava”, afirmou. “As lembranças que terei de você, meu querido, sempre serão as melhores”, disse ele.

Na imagem, Arthur aparece “enterrado” até a cintura na montanha de cal, fazendo sinal de positivo com as duas mãos. O boletim informa que, ao perceber que a criança estava enterrada no calcário, o pai o retirou de lá e o levou para o hospital. O menino, no entanto, passou mal e acabou falecendo no meio do trajeto. A morte foi constatada na unidade hospitalar.

À CRESCER, a Polícia Civil do Paraná informou que o caso está sendo apurado e que ainda não há mais informações. “A Polícia Civil do Paraná está investigando o caso e realizando diligências para esclarecer o fato”, disse um porta-voz. “A PCPR aguarda laudos periciais que auxiliarão nas investigações. Devido ao abalo emocional, oitivas serão realizadas nesta semana”, completou.

CRESCER tentou contatar o tio do menino, mas, até o momento, não obteve retorno. Ainda em seu perfil na rede social, ele contou que o velório foi realizado no dia 4 de agosto e agradeceu as mensagens que a família recebeu. “Agradecemos a todos que estiveram com a nossa família nesse momento tão difícil e que nunca imaginávamos que iríamos passar”, declarou. “Tenham certeza de que Deus nos confortou através dos abraços, condolências, coroas e flores, recebidos de cada um de vocês”, acrescentou.

Os riscos de inalar calcário

O calcário é uma substância extraída de algumas rochas, que contém carbonato de cálcio, e depois moída até virar um pó bem fino, usado na agricultura e na construção civil. O produto, quando inalado, pode irritar o sistema respiratório e causar danos graves ao pulmão. Segundo o pediatra intensivista Eduardo Gubert, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), a inalação de poeira alcalina de calcário a longo prazo pode levar a doenças pulmonares crônicas, como enfisema pulmonar ou até câncer de pulmão.

Mas o caso de Arthur é diferente. "Parece que ele estava em contato com uma grande quantidade de poeira de calcário que, acumulada, pode ter levado a um sufocamento, que causa falta de oxigênio no cérebro", explica. "A criança não consegue respirar por causa do corpo estranho [no caso, o calcário inalado], que evita a passagem de ar do nariz e boca até os pulmões, fazendo asfixia", indica. Para ele, o triste acidente gera um alerta para evitar acidentes domésticos. Os adultos precisam supervisionar a área em que as crianças estão brincando, seja um espaço urbano ou rural, e avaliar os riscos para se prevenir.

Fonte - Revista Crescer

Latest Articles