Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

FUTEBOL - Suárez busca seu próprio Maracanazo e é principal esperança de virada do Grêmio

Centroavante morou em casa de capitão do título do Uruguai em 1950 e tenta liderar virada tricolor no Maracanã pela semifinal da Copa do Brasil

Por Eduardo Moura — Direto do Rio de Janeiro - G1/Gremio

Um ídolo se forja nos momentos mais complicados. Seja pela postura, seja pela capacidade de resolver dentro de campo. Foi assim com Luan, hoje sentado no banco, por exemplo. A grande esperança do Grêmio na virada sobre o Flamengo, na noite desta quarta-feira, está em Luis Suárez. Maior artilheiro do Uruguai, Luisito pode ter um Maracanazo para chamar de seu na semifinal de Copa do Brasil.

A missão, claro, é árdua. O Tricolor precisa reverter o 2 a 0 feito pelo Flamengo na Arena. Classificação direta só com vitória por três gols de vantagem, enquanto dois gols à frente levam para os pênaltis.

O palco da maior vitória uruguaia da história pode servir de inspiração ao maior artilheiro da Celeste. Aliás, uma coincidência une o capitão da Copa de 1950 e o craque gremista.

Obdulio Varela e Luis Suárez moraram na mesma casa, no bairro La Comercial, em Montevidéu. Ambos viveram na modesta moradia da "Pasaje de la Vía", uma viela que une as ruas Nicarágua e Acevedo Díaz, quando meninos.

Separados por anos, claro, ambos compartilharam o mesmo teto, praticamente um santuário do futebol uruguaio. A descoberta foi feita pelo historiador José Eduardo Picerno em 2016 e revelada no jornal Ovácion.

Suárez em ação no Maracanã contra o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Se há alguém forjado para estes momentos, é Suárez. Um dos pontos citados nos bastidores durante o imbróglio sobre sua permanência, no mês passado, era justamente a importância da Copa do Brasil para o Grêmio e para o próprio centroavante. O uruguaio tem sido o diferencial gremista dentro e fora de campo. E a Copa do Brasil, a partir do avanço tricolor, tomou proporções maiores no projeto.

Suárez e o Maracanã

O camisa 9 fará apenas seu terceiro jogo no Maracanã. Entre Copa do Mundo e Copa América, jogou só uma vez no estádio com a seleção do Uruguai. Inclusive, punido pela mordida em 2014, ficou fora da derrota uruguaia para a Colômbia.

Na Copa América de 2019, o Uruguai venceu o Chile na fase de grupos. O jogo rendeu um meme com Suárez: o pedido de mão por uma defesa do goleiro Claudio Bravo.

O segundo confronto foi contra o Flamengo pelo Brasileirão deste ano. Suárez chegou a acertar as duas traves no mesmo lance, mas o Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Flamengo. Foram apenas essas duas oportunidades no estádio icônico.

O Tricolor tem momentos felizes no Maracanã. Apesar do histórico recente ruim, venceu a Copa do Brasil de 1997 com o estádio lotado. Carlos Miguel garantiu o 2 a 2 no final e deu o título ao Grêmio pelo gol qualificado.

O momento, aliás, é de jejum. São sete jogos sem fazer gol pelo Grêmio, o maior período. O último gol foi dia 25 de junho, na goleada sobre o Coritiba. São mais de 500 minutos sem balançar as redes. Suárez só anotou dois dos seus 16 gols como visitante, ambos no Gauchão.

Por outro lado, são dois gols e três assistências em sete jogos da Copa do Brasil. Nas quartas contra o Bahia passou em branco, mas nas oitavas contra o Cruzeiro decidiu com um gol e uma assistência. No Brasileiro, Suárez balançou as redes quatro vezes e deu quatro assistências em 15 partidas.

O Grêmio terá retornos para tentar ajudar Suárez a buscar a virada. Carballo e Cristaldo voltam a ficar à disposição do técnico Renato Portaluppi e podem iniciar a partida. Pepê, que jogou na vitória sobre o Fluminense, também reforça a equipe. Disputa vaga com o uruguaio até mesmo entre os titulares.

Na defesa, sem Kannemann, expulso na Arena, Rodrigo Ely deve permanecer. Outro contratado, João Pedro disputa vaga com Cristaldo no meio-campo.

Latest Articles