ESTREITANDO LAÇOS | Izalci faz visita de cortesia a Celina no Buriti e gera especulações nos bastidores sobre possível aliança
O senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, fez uma visita de cortesia à governadora em exercício do DF, Celina Leão, do PP, na segunda-feira (28), no Palácio do Buriti. O parlamentar divulgou o encontro em suas redes sociais.
No post, Izalci informou que a pauta da reunião era sobre a “reforma tributária e os impactos para o DF”.
A proposta se encontra no Senado após ter sido aprovada pelos deputados.
Esse encontro entre o senador tucano e a governadora leoa gerou inúmeras interpretações e especulações no meio político, afinal de contas, Izalci e Celina estiveram em lados opostos nas últimas eleições.
Contudo, quem atua na política sabe que campanha é campanha e depois que acaba, antigos rivais podem estabelecer um diálogo e até mesmo uma aliança. Portanto, essa aproximação é normal.
Nos bastidores, adversários em comum de ambos estão monitorando essas movimentações. Celina Leão já é considerada como a candidata natural ao GDF em 2026 tendo em vista que estará ocupando o cargo.
Como Izalci terá que concorrer nas próximas eleições gerais, ele tem que decidir qual cargo quer pleitear. Na disputa ao Senado, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, já figura como candidato. Como são duas vagas a serem preenchidas, ele pode compor chapa com Ibaneis e Celina.
O senador pode também integrar a chapa majoritária do atual grupo que comanda o GDF, concorrendo como vice de Celina. Quando ele postou a foto nas redes sociais, em questão de minutos surgiram os boatos de que o tucano seria o vice da leoa, mas não se sustentaram.
Em meio ao frisson em torno dessa reunião de Izalci e Celina, fontes disseram ao Expressão Brasiliense que o tucano tem feito sondagens sobre uma possível candidatura de sua colega de Casa, senadora Damares Alves, do Republicanos, ao GDF, que poderá ter a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ou a deputada Bia Kicis, ambas do PL, integrando a chapa disputando uma das vagas ao Senado.
Em suma, a visita de Izalci ao Buriti mexeu com os bastidores e gerou inúmeras interpretações por parte dos observadores e analistas da política brasiliense. O fato é que o tucano está em busca de se reposicionar politicamente. O senador sabe que precisa estar do lado certo nas próximas eleições, caso o contrário correrá o risco de ficar de fora e até mesmo antecipar o fim de sua carreira política.
Apesar de estar cedo demais para se falar ou fechar alguma aliança ou parceria mirando 2026, quem dormir no ponto vai ficar para trás. Uma campanha começa quando a última termina, assim diz o ditado.
Foto: material cedido ao Expressão Brasiliense