A honraria foi concedida pelo governador Romeu Zema (Novo) em maio de 2019, mas a cerimônia de entrega ainda não tinha sido realizada.
Por Rodrigo Salgado e Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte
Governador de MG, Romeu Zema, e deputado Coronel Sandro entregam título de cidadão honorário a Jair Bolsonaro — Foto: TV Globo/ Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, na tarde desta segunda-feira (28), o título de cidadão honorário de Minas Gerais, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa (ALMG), em Belo Horizonte. O governador Romeu Zema (Novo) participou da solenidade.
A honraria foi concedida por Zema a Bolsonaro em maio de 2019, mas a cerimônia de entrega ainda não tinha sido realizada. Segundo publicação do Diário Oficial de Minas Gerais da época, o título foi dado "em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados".
"O evento aqui não é do meu partido, o evento aqui é um título que eu recebo de forma bastante honrosa. A partir de agora, eu sou, oficialmente, mineiro de coração", afirmou o ex-presidente.
Em 2018, Zema foi eleito governador de MG pela primeira vez após declarar apoio a Bolsonaro. No segundo turno das eleições de 2022, já reeleito, ele voltou a anunciar apoio ao ex-presidente.
Durante a cerimônia desta segunda-feira (28), apoiadores de Bolsonaro ovacionaram o governador de Minas Gerais e gritaram "vem pro PL". Nesse momento, o ex-presidente colocou um papel com o nome do partido diante de Zema.
Ex-presidente Jair Bolsonaro com placa escrita "PL" diante do governador de MG Romeu Zema (Novo) — Foto: TV Globo/ Reprodução
Posse da nova diretoria do PL
No início da tarde, Bolsonaro participou da posse da nova diretoria do PL em Minas Gerais.
O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o general Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e vice na chapa do ex-presidente nas eleições de 2022, também estiveram no evento.
Jair Bolsonaro (PL) em Belo Horizonte nesta segunda-feira (28) — Foto: TV Globo/ Reprodução
Apoiadores e manifestantes
Apoiadores de Bolsonaro ocuparam a Avenida João Pinheiro, no Centro de BH, em frente à sede da Associação Médica de Minas Gerais, onde a nova diretoria do PL foi empossada.
Viaturas da Polícia Militar fecharam a via no sentido Centro para a saída do político, que foi escoltado pelo Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam).
Viaturas da PM em frente ao local do evento com participação de Bolsonaro em BH — Foto: Rodrigo Salgado/ g1
Ao mesmo tempo, na mesma avenida, poucos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) protestaram contra o ex-presidente.
Estudantes da Faculdade de Direito da UFMG protestam contra Bolsonaro em BH — Foto: Rodrigo Salgado/ g1