Deputados distritais aprovaram emenda que abre espaço no orçamento de 2023 para convocação de mais 400 aprovados, totalizando 800
Fonte - Metrópoles
Giovana Bembom/Metrópoles
A Câmara Legislativa (CLDF) autorizou, nessa terça-feira (22/8), a nomeação de 800 candidatos aprovados no concurso para a Polícia Penal do Distrito Federal.
Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, estava prevista a convocação de 400 aprovados. No entanto, uma emenda parlamentar do deputado distrital e presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), reforçou a necessidade de elevar o número para 800.
A própria categoria havia elaborado um ofício e encaminhado o documento ao deputado, ressaltando a necessidade de ampliação do quadro de servidores.
Em sessão nessa terça-feira (22/8), os deputados aprovaram o requerimento apresentado pelo parlamentar e elaborado a partir do ofício. A medida permitiu alterar a LDO, a fim de aumentar o quantitativo de policiais penais nomeados até o fim do ano.
Agora, a proposta será submetida ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que poderá aprovar ou vetar a medida.
Formação
Os 1.563 aprovados no concurso público para a carreira de policial penal do Distrito Federal se formaram no curso da categoria nessa terça-feira (22/8); assim, eles estão aptos à nomeação e a tomar posse no cargo.
O edital do certame do qual participaram abriu 400 vagas imediatas e 799 para cadastro de reserva. Do total de aprovados, 40% são mulheres.
O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Economia do Distrito Federal.