O governador Ibaneis confirmou que pretende chamar mais 500 aprovados no concurso para a Secretaria de Educação do DF
Renato Alves/Agência Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pretende convocar mais 500 monitores aprovados no concurso para a Secretaria de Educação. A informação foi confirmada pelo chefe do Executivo distrital à coluna Grande Angular nesta sexta-feira (21/7).
A decisão do governador ocorre após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ampliar o prazo de validade do concurso para monitores, secretários e servidores de apoio da Secretaria de Educação.
O GDF havia considerado que o concurso venceria em 22 de junho, portanto, não seria mais possível fazer novas nomeações oriundas do certame após essa data.
Na última quarta-feira (19/7), porém, o TCDF entendeu que houve um equívoco no cálculo do prazo e estendeu a validade do concurso até 31 de julho.
A decisão do TCDF atende a um pedido do deputado distrital Jorge Vianna (PSD), que apontou uma falha na contagem do prazo de validade do concurso. O DF estaria desconsiderando a data correta do fim do estado de calamidade pela pandemia de Covid-19.
“Vi que realmente estava havendo uma interpretação errônea com relação à prorrogação do concurso”, afirmou o parlamentar.
Entenda
Após denúncias de famílias com filhos diagnosticados como pessoas com deficiência (PCDs) sem o apoio de monitores nas escolas públicas, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a nomeação de 2.953 profissionais de educação aprovados no concurso de 2017, em março deste ano. No entanto, grande parte não tomou posse.
No caso dos monitores, o governo chamou 1.861. Desse total, apenas 920 assumiram. Desde então, a Comissão dos Monitores Remanescentes reivindica novas nomeações, incluindo 232 secretários e 187 servidores de apoio administrativo.
Fonte - Metrópoles