Serão três dias de atuação e mais de 60 toneladas de massa asfáltica a ser aplicada nas vias da cidade
Na manhã dessa quarta-feira (01/03) a Estrutural recebeu equipes da Novacap para treinamento de servidores no programa Mão na Massa, objetivando operações tapa buracos nas avenidas da cidade.
O lançamento do programa na Estrutural teve um motivo especial, pois quem recebeu o treinamento foram os trabalhadores presos da Funap, que receberam todas as informações sobre os procedimentos a serem adotados quando da realização dessas operações.
Os trabalhadores acompanharam atentos as explicações da chefe da divisão, manutenção e conservação de vias da Novacap, Walquiria Marra sobre os passos a serem adotados para um perfeito trabalho de recapeamento de vias, desde a sinalização, demarcação, recorte, limpeza, aplicação até compactação da massa asfáltica aplicada no solo.
O programa Mão na Massa, lançado em 2022, vem capacitando as equipes de tapa-buraco e recuperação de vias das Administrações Regionais, com o fornecimento de maquinário, massa asfáltica e treinamento técnico. Formado por três equipes, o Mão na Massa atua com 30 profissionais da Companhia, que orientam sobre o processo de compactação do asfalto ao buraco, evitando trincas, fissuras, erupções e surgimento de novos buracos na mesma área recuperada.
Na Cidade Estrutural o programa iniciou pela quadra 4, conjunto 11, Setor Oeste. O local foi escolhido estrategicamente para atender uma demanda de moradores da região quanto a existência de buracos ao longo da via.
Segundo o comerciante Joacir Oliveira (Nó Cego), o programa traz benefícios para a população justamente para a conservação da pavimentação que se desgasta com o tempo. “Agente precisa muito de um pavimento arrumado porque com a deterioração devido ações do tempo, a tendência dele é só acabar se a gente não zelar”, disse.
Ele ainda agradeceu pela ação da Novacap em parceria com a Administração Regional da cidade em atender a demanda dos moradores locais. “Temos que agradecer a administração, a Novacap e a Deus primeiramente por termos sido atendidos”, finalizou.
Para Walquiria Marra, a importância do programa Mão na Massa é atender as reivindicações da população e garantir que o serviço de tapa buracos seja feito da forma correta, evitando reclamações futuras. “Muitas vezes recebemos reclamações de buracos mal feitos, massa asfáltica soltando por falta de conhecimento e a Novacap vem até a cidade trazer esta capacitação às pessoas que executam o serviços de tapa buracos para que não existam falhas no processo de tapa buracos”, explicou.
Walquiria completou dizendo que o programa permanecerá na Estrutural por três dias com o objetivo de tapar todos os buracos existentes nas vias da cidade. “Nós estaremos aqui durante três dias e o intento e zerar os buracos nas vias da Estrutural, com um quantitativo de 60 toneladas de massa asfáltica ao findar o trabalho”, finalizou.
Por sua vez o administrador Alceu Prestes de Mattos agradeceu à Novacap em nome do governo do Distrito Federal por mais uma ação realizada na cidade. “Só temo a agradecer a Novacap pela disponibilidade de vir a cidade qualificar os nossos servidores de como se deve tapar os buracos de forma que não haja desperdício. As vezes se coloca a massa pela manhã e quando é a tarde, chove e perde-se todo o trabalho e investimento. Assim, com esta qualificação de todos os servidores, nós acreditamos que o trabalho será muito melhor e vai durar muito mais tempo”, enfocou.
Atendimento expresso
Além do fornecimento da massa asfáltica, a Novacap também realiza o Atendimento Expresso, um serviço de tapa-buraco em caráter emergencial que é realizado em locais específicos de grande circulação (que oferecem maiores riscos de acidentes) como vias comerciais, setores hospitalares, setores bancários, entre outros. Esse atendimento é realizado por uma equipe especial, com equipamentos diferenciados, uma vez que esses locais geralmente não tem espaço para dar acesso aos caminhões e compactadores.
Passo a passo do tapa buraco
SINALIZAR para que os condutores desviem de onde o reparo será feito;
DEMARCAR a área que será preparada para receber o reparo;
RECORTAR as bordas do buraco. Elas deverão ser recortadas alcançando as trincas;
LIMPAR e retirar todo o material fino, para que a massa tenha aderência quando aplicada;
APLICAR a pintura de ligação, emulsão que liga o asfalto antigo ao novo;
APLICAR concreto betuminoso usinado a quente;
COMPACTAR toda a área com rolo compactador, liso vibratório, para que tudo fique homogêneo.
Fonte - Ascom RA XXV *com informações da Agência Brasília