Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços voltados às mulheres da Zona Rural
A Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Promoção Social e de Defesa da Mulher, realizou a 1° Pré-Conferência Municipal de Saúde da Zona Rural, na Escola Municipal Rural Cora Coralina, no Setor de Chácaras Paulista.
O evento foi organizado em prol da campanha ‘Março Lilás’, com objetivo de ressaltar a importância da prevenção contra o câncer de colo de útero. Em comemoração ao mês da mulher, diversos serviços voltados à saúde e direitos das mulheres foram oferecidos à população.
Após essa ação, a expectativa é que em cada mês haja um evento como esse em um bairro diferente da zona rural. De acordo com o secretário de Saúde, Júlio Campos, a iniciativa foi um grande passo para o município.
“É um dia de grande satisfação para nós, porque o grande foco da gestão municipal atualmente é levar assistência à saúde mais próximo da população. Hoje os alunos estão aqui brincando e se divertindo; enquanto as mães estão se cuidando. Todas as secretarias foram envolvidas porque estamos no ‘Março Lilás’, então trouxemos diversos serviços de atendimento à população; além da coleta do preventivo, que é o citopatológico – voltado a questão do cuidado para o câncer – e o auto exame da mama”.
Na ocasião, as alunas que participam dos cursos ofertados pelo CRAS realizaram atendimentos estéticos, como: manicure e pedicure, design de sobrancelhas e cabeleireiro.
A equipe de Promoção Social esteve presente para tirar dúvidas e realizar inscrições da comunidade no Cadastro Único; além de fornecer orientações sobre o programa ‘Criança Feliz’ – o qual objetiva apoiar as famílias do município durante o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos de idade.
A Secretaria da Mulher também deu apoio ao evento e distribuiu informativos sobre os serviços prestados voltados à comunidade. A assistente social da pasta esteve presente para realizar o cadastro das mulheres que possuíam interesse em receber atendimento psicológico e jurídico gratuito.
“Um evento de suma importância, porque aqui vamos ouvir a população, o que elas esperam e como podemos ajudar. Aqui eles conseguem realizar exames, têm atendimento médico e estético, o CRAS para tirar dúvidas. Então é muito importante acontecer esse evento, principalmente nas comunidades que são mais distantes do centro”, enfatizou a secretária de Promoção Social, Joscilene Martins.
A ação também contou com aferição de pressão, testagem de glicemia, atualização do cartão de vacina, vacinação contra a Covid-19, testes rápidos para IST, serviços de odontologia, marcação de consultas e atividades recreativas; além de café da manhã e almoço para a população.
A moradora Maria de Oliveira conta o que achou da iniciativa. “Hoje passei pela médica, no posto para saber se a vacina dos meus filhos está em dia. Estou adorando o evento! Trouxe os meus filhos, eles estão no pula-pula se divertindo. É muito maravilhoso para a gente que mora aqui e não tem a oportunidade de estar saindo. Muito importante para nós, mulheres”.
Fonte - Portal É di Brasília