Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

HOMENAGEM - CLDF realiza sessão solene na Estrutural

A deputada Doutora Jane recebeu as chaves da cidade das mãos do administrador regional
Alceu Prestes - Foto: Tiago Oliveira/Gab. Doutora Jane


Por iniciativa do gabinete da deputada distrital Dra. Jane Clébia - AGIR, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na manhã da última sexta-feira (10), sessão solene em comemoração ao aniversário de 19 anos do Setor Complementar de Industrias e Abastecimento – SCIA/Estrutural. A data oficial é 19 de janeiro.

O evento aconteceu no ginásio do Centro Olímpico da cidade e contou com a participação de várias autoridades locais, entre os quais a do administrador da cidade, Alceu Prestes de Mattos.

Foto: Tiago Oliveira/Gab. Doutora Jane

Representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, secretarias de estado do GDF, Agenciauto e lideranças também participaram do evento, bem como compuseram a mesa de autoridades da sessão solene.

Um dos destaques do evento esteve na composição da mesa de autoridades que pela primeira vez na história da Cidade Estrutural contou com a participação de uma pessoa da comunidade, convidada pela deputada Jane Clébia. A líder comunitária e conselheira tutelar Irene Nascimento chamou a atenção após ter seu nome mencionado diretamente pela parlamentar. Bastante emocionada a líder falou da história de lutas da comunidade para a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. “Quero parabenizar a Estrutural pelos 19 anos. É uma história de muita luta, muito sangue derramado. Nossa cidade precisa de unidade de saúde e de escolas. Quero lembrar o sofrimento da comunidade de Santa Luzia, onde as pessoas ainda não conseguem acesso às políticas do Estado”, disse.

Em sua fala Jane Clébia falou da relação possui com a cidade. "Tenho um carinho muito especial pela Cidade Estrutural pois atuei como delegada-chefe na 8ª DP e tive um contato muito próximo com os moradores da região. Voltar aqui no aniversário da cidade é muito gratificante. Em quatro anos de mandato vocês terão um gabinete que lhes representa”, afirmou.

Por sua vez o administrador do SCIA/Estrutural Alceu Prestes de Mattos, representando naquele momento o Governo do Distrito Federal, aproveitou o compromisso da deputada Jane Clébia com a cidade, fez a entrega simbólica da chave da cidade para a parlamentar em uma espécie de agradecimento pelo brilhante trabalho realizado, mesmo antes de se tornar parlamentar. “Esta é uma homenagem dos moradores para a senhora que sempre se mostrou presente e compromissada com o bem-estar da nossa gente”.

Defensora dos direitos da mulher a deputada lembrou do alto índice de feminicídios ocorridos no DF, ainda nos primeiros meses do ano, lembrando que a violência contra as mulheres ocorre em grande escala, “infelizmente”, na cidade Estrutural. “Não podemos de forma alguma cruzar nossos braços para esse problema que vem se agravando em nossa capital, temos que ser fortes e lutar para mudar essa história. Não podemos permitir que sejamos vítimas da intolerância e perdemos o nosso direito, principalmente o da vida.”

A deputada também enfatizou dos vários problemas enfrentados por aproximadamente 6 mil alunos da rede pública de ensino que ainda necessitam se deslocarem da Estrutural para escolas de cidades vizinhas. “Estamos buscando solucionar esse problema inclusive para a construção de escolas aqui na cidade Estrutural e os projetos já estão bastante adiantados, sendo a educação um dos principais compromissos do nosso mandato parlamentar”, afirmou.

Ao final da solenidade lideranças dos mais variados seguimentos foram homenageadas com a entrega de certificados de honra ao mérito por relevantes serviços prestados à comunidade, bem como pela participação da solenidade em comemoração aos 19 anos de história da Cidade Estrutural. Os certificados foram fornecidos pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Santa Luzia

Uma das regiões mais carentes da cidade Estrutural, a “invasão do Santa Luzia” é uma área que tomou proporções gigantescas em todos os sentidos. Falta de tudo um pouco, mas o GDF está presente no setor com o desenvolvimento de políticas públicas capazes de amenizar os vários problemas do local. Ainda há estudos avançados para realocação de moradores e consequentemente a regularização do local.

Sabendo dos problemas enfrentados pelos moradores do setor, a deputada falou da sua preocupação e que está, juntamente com o GDF buscando soluções para o enfrentamento dos vários problemas enfrentados por aquela comunidade.

Por sua vez, Alceu também disse que tem o setor Santa Luzia como missão, que o governo está empenhado e trabalhando diuturnamente no local, que as melhoras estão acontecendo a cada dia e que em breve estarão resolvendo de vez os problemas da região. “Poderemos enfim mudar esse nome de invasão, para mais um bairro da cidade, e assim incluir de vez o setor nas políticas públicas do governo com a disponibilização de todos os serviços e equipamentos públicos necessários para o bem-estar daquela comunidade”, afirmou.

História

A Cidade Estrutural compõe o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e teve seu nome inspirado na via que corta a região ao sul, a via Estrutural (DF-095). A população urbana estimada da RA SCIA/Estrutural é de 48 mil pessoas, incluindo a comunidade vizinha Santa Luzia.

A formação da Estrutural tem sua origem em uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal. Pessoas eram atraídas para o lixão em busca de meios de sobrevivência e foram alinhando seus barracos para moradia na localidade. Em meados dos anos 70 foi aberta a rodovia DF-095, Estrada Parque Ceilândia (EPCL) para interligar a Estrada Industria e Abastecimento (EPIA), na altura da Cidade do Cruzeiro à Taguatinga, hoje conhecida como Pistão Norte. Em 1989, foi criado o SCIA em frente à Vila, época em que se previa a remoção da invasão, para outro local. Tentativas foram realizadas neste sentido, mas sem sucesso.

No início dos anos 90 aquele conjunto de barracos adjacentes ao lixão foi-se ampliando e transformando na “Invasão da Estrutural”. No início pouco menos de 100 domicílios encontravam-se fincados por ali. A conhecida invasão ampliou-se e mais tarde foi transformada em Vila Estrutural, então pertencente à Região Administrativa do Guará. Em janeiro de 2004 a Lei nº 3.315 criou o SCIA, que foi transformado em Região Administrativa XXV e adotando a Vila Estrutural como sua sede urbana.
 
Fonte - Agência Satélite

Latest Articles