Artista faleceu em um hospital particular de Fortaleza devido a um quadro de fibrose pulmonar
Rita de Cássia compôs mais de 500 músicas. Algumas de suas canções foram cantadas por artistas como Amelinha e Frank Aguiar@euritadecassia / Reprodução/Instagram
A cantora de forró e compositora Rita de Cássia morreu na noite desta terça-feira (3), aos 50 anos. Em comunicado enviado à imprensa, Fernando Ivo, empresário da artista, informou que ela estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular de Fortaleza desde domingo (1º), onde receberia tratamento para fibrose pulmonar.
Em uma de seus últimas publicações no Instagram, Rita aparecia em um vídeo desejando feliz ano novo para os fãs e seguidores. A gravação ocorreu no próprio hospital onde a cantora estava internada, e era notável que sua voz falhava, já em decorrência da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a fibrose pulmonar faz com que o pulmão da pessoa fique com cicatrizes no tecido e adquira um aspecto mais enrijecido. A doença também reduz a capacidade de expansão do órgão durante o processo respiratório, o que pode levar à morte, como ocorreu com a artista.
Segundo a assessoria da compositora, o corpo de Rita será levado para sua cidade natal, Alto Santo, no Ceará. Lá, ela também será velada e sepultada. Ainda não foi confirmado se as cerimônias serão abertas ao público ou reservadas para familiares e amigos próximos.
Rita de Cássia foi uma das mais conhecidas compositoras de forró do Brasil. Entre suas mais de 500 composições, destacam-se Meu Vaqueiro, Meu Peão e Saga de um Vaqueiro, gravadas pela banda Mastruz com Leite, e Jeito de Amar, cantada pelo Aviões do Forró. Frank Aguiar e Amelinha também regravaram músicas escritas pela cearense.
Em 2010, durante a festa de São João de Campina Grande, na Paraíba, Rita recebeu o título de maior compositora de forró do Brasil e a música Saga de um Vaqueiro ganhou o prêmio de melhor música da década.
Homenagens
A notícia da morte de Rita repercutiu nas redes sociais ao longo da madrugada desta quarta (4). Diversas figuras públicas prestaram homenagens e enviaram mensagens de apoio aos familiares da cantora.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), falou sobre o legado da artista e lamentou seu falecimento. "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró", escreveu. "Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país", acrescentou.
A banda de forró Mastruz com Leite também prestou homenagem à cantora e agradeceu pelo seu trabalho no gênero musical. "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto… tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo! Seu legado será eterno, Rita de Cássia", diz a legenda do post.
A cantora e atriz Lucy Alves, intérprete de Brisa em Travessia, publicou um vídeo no Twitter em que exaltou a trajetória artística de Rita:
— Eu acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina. Compositora das grandes.
Lucy também deixou uma mensagem aos familiares da cantora.
— Deixar registrado meus sentimentos. Queria dizer que lamento muito, e deixar meu abraço a todos os familiares. Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante pra gente. Viva Rita de Cássia — finalizou.
O cantor Xand Avião publicou no Instagram um vídeo de uma apresentação que realizou com Rita. "Quando chega a noite, vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forro está de luto. Você será eterna em nossos corações", manifestou o artista, citando um trecho da música Pedaço de Solidão, composta por Rita.
Fonte - Portal GZH