Governador afastado do Distrito Federal afirma que está em casa, já foi "espontaneamente" até a PF e segue "à disposição das autoridades"
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Mensagens compartilhadas em redes sociais dizem que o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), teriam deixado o país após a prisão de Anderson Torres, mas ele negou os fatos neste domingo (15/1). “Estou na minha casa em Brasília”, publicou no Twitter.
Ex-secretário da Segurança Pública de Ibaneis, Anderson Torres está preso preventivamente após pedido do inquérito que apura os atos de vandalismo ocorridos em Brasília no último dia 8. Autoridades suspeitam que ele tenha facilitado a ação dos extremistas que depredaram os prédios públicos. O governador, que foi afastado no mesmo dia dos ataques, afirma que está “à disposição das autoridades”.
“Estão me marcando em algumas fake news que têm circulado, dizendo que estou fora do país. É mentira. Estou na minha casa em Brasília. Já estive espontaneamente na Polícia Federal e continuo à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”, escreveu Ibaneis.
Afastado por 90 dias, ele pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para dar depoimento no âmbito do inquérito que investiga atos de vandalismo. Ibaneis chegou à sede da Polícia Federal, em Brasília, um pouco antes das 11h da última sexta-feira (13/1) e ficou na PF por aproximadamente três horas.
A defesa de Ibaneis, feita pelos advogados Alberto Toron e Cleber Lopes, afirmou a Moraes que o governador, “considerando a gravidade da medida cautelar imposta de afastamento do cargo”, desejava ser ouvido para “esclarecer todas as circunstâncias acerca do procedimento do Governo do Distrito Federal relativamente aos fatos ocorridos no último domingo, dia 8”.
Fonte - Metrópoles