Governador reeleito no primeiro turno para comandar o Buriti comemorou vitória e fez projeções para o próximo mandato
Matheus Veloso/Metrópoles
O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prometeu focar na área da saúde durante a próxima gestão. Segundo o emedebista, a pandemia foi um grande impeditivo no decorrer dos últimos anos, mas agora diz haver condições de entregar à população um cenário “muito melhor”. As declarações foram dadas após o anúncio da vitória.
“Agora temos condições de avançar muito na questão da saúde do Distrito Federal. Essa é a principal pauta que temos de tocar. Vou mexer muito, melhorar muito. Tenho confiança de que temos condição de dar uma saúde para a população muito melhor do que temos hoje”, afirmou.
Ainda sobre o futuro, o governador projetou boa relação com a Câmara Legislativa. Os três deputados distritais mais bem votados para a Casa são do PSol e do PT, mas Ibaneis não vê nenhum atrito possível. “Os políticos de direita ou de esquerda vão apoiar os projetos bons para a cidade”, disse. Veja aqui a lista de todos os candidatos eleitos para a Câmara Legislativa.
O chefe do Executivo distrital também falou do sentimento durante a campanha: “Tenho consciência de que fizemos um bom trabalho. Fico feliz de ver a cidade reconhecendo quem trabalha. Quem venceu foi a Mayara, o João Pedro, que disse ‘papai, o senhor vai vencer hoje’. Graças a Deus, tudo deu certo. Amo o Distrito Federal, amo esta cidade, e vou continuar trabalhando por vocês. É uma vitória para o povo desta cidade, para quem ama Brasília”.
A vice-governadora eleita, Celina Leão (PP), comemorou o resultado e projetou o futuro: “Fizemos uma campanha de propostas de trabalho, demonstrando o que havia sido feito e o que iríamos fazer. A população renovou a confiança no nosso processo político, e vamos trabalhar cada vez mais recompensando. A gente sabe as áreas que precisam ser melhor atendidas”.
Domingo de eleição
O governador reeleito começou o dia em uma missa, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul. Em seguida, foi até a sua zona de votação, na Escola Liceu Francês François Mitterrand, no Lago Sul, às 10h15, acompanhado do filho João Pedro.
Ao votar, Ibaneis falou que o desfecho do pleito seria muito bem aceito. Depois de cumprir a obrigação eleitoral, o candidato foi para casa, onde acompanhou a apuração ao lado de amigos e familiares. Às 17h30, quando resultados parciais estavam sendo divulgados – e o governador apareceu pela primeira vez com mais de 50% dos votos – uma comemoração prévia foi ouvida de dentro da residência.
Após esse momento, no tempo real, a porcentagem oscilou um pouco abaixo de 50%. Às 19h, Ibaneis chegou a 49,98%, com 87,54% das urnas apuradas. Dois minutos depois, ele alcançou 50,02%, e uma celebração ainda maior foi ouvida. Houve crescimento até a porcentagem final, de 50,30%.
Candidato do PV, Leandro Grass foi o segundo colocado nas urnas, com 26,25%, e Paulo Octávio (PSD), com 7,47%, encerrou a votação em terceiro.
Confira aqui o resultado:
Quem é Ibaneis
Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e um do atual casamento.
Ibaneis é advogado e foi eleito pela primeira vez para um cargo público em 2018, quando se elegeu para o Governo do DFIgo Estrela/Metrópoles
Ibaneis Rocha (MDB) - Ibaneis Rocha Barros Junior nasceu em 10/07/1971, em Brasília (DF). Ele é advogado, atual governador do Distrito Federal e busca a reeleição pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Ibaneis disputou um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), e venceu com 69,79% dos votos válidos (1.042.574).
Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.
O advogado fez carreira na capital. De 2013 a 2015, presidiu a seccional OAB-DF. Depois, atuou como diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade.
Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil, e mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.
Fonte - Metrópoles