Prisão do homem de 29 anos foi divulgada para a imprensa através do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos
Imagem foi divulgada pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE em inglês) — Foto: ICE/Divulgação
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou no fim da tarde de quarta-feira (14) que o brasileiro detido no Estados Unidos acusado de estuprar menina de 13 anos teve a prisão preventiva decretada após o seu paradeiro ser desconhecido. De acordo com o Poder Judiciário, o crime ocorreu na Comarca de Criciúma, no Sul catarinense.
A prisão de Thomas Francis Donschat, de 29 anos, foi divulgada para a imprensa através do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE em inglês) em 8 de setembro.
Confira abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.
Quem é o homem preso?
Em comunicado na quinta-feira (8), o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE em inglês) informou que o homem preso é Thomas Francis Donschat, de 29 anos. O g1 SC não conseguiu contato com a defesa do homem até a última atualização deste texto.
A reportagem procurou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na quarta-feira (14) solicitando informações sobre a defesa do acusado, mas o órgão respondeu que o processo tramita em segredo de justiça e que seria "inviável fornecer maiores informações". Outros dados foram divulgados pelo órgão e estão no texto.
Onde teria ocorrido o crime?
O crime ocorreu na Comarca de Criciúma, no Sul catarinense, informou o Judiciário catarinense. Não há informações sobre a vítima e a dinâmica do crime.
Por qual crime ele foi preso?
O processo criminal trata de denúncia deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e consiste na pratica do crime estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A, do Código Penal. De acordo com o órgão norte-americano, o homem foi preso por abusar sexualmente uma menina de 13 anos.
ICE Enforcement and Removal Operations Fugitive Operations and Special Response Team members — Foto: ICE/Divulgação
Desde quando o brasileiro era procurado?
Segundo o ICE, o TJSC emitiu um mandado de prisão para o réu em junho de 2020. Ao g1 SC, o judiciário informou que o mandado foi expedido porque não foi possível a citação do réu no processo e o paradeiro dele era desconhecido.
Quando e onde o homem foi preso nos EUA?
O brasileiro foi preso na cidade de Rockville em 29 de junho.
Quais autoridades internacionais prenderam o brasileiro?
Além do ICE, oficiais de Operações de Execução e Remoção (ERO) do Serviço de Alfândega (ICE) de Baltimore participaram da ação.
Como as autoridades descobriram o paradeiro do brasileiro?
A prisão do brasileiro ocorreu após um pedido feito pela Polícia Federal. Em comunicado, o Serviço de Imigração norte-americano informou que o brasileiro entrou nos Estados Unidos em uma data e local desconhecidos. Em 15 de junho deste ano, as autoridades internacionais receberam a informação sobre o paradeiro do brasileiro no país.
Como está o andamento do processo contra o brasileiro preso?
O caso está em sigilo e, segundo o TJSC, ainda não há condenação definida. Segundo o ICE, o brasileiro permanecerá sob custódia das autoridades norte-americanas até o resultado final do processo de remoção do país.
Como pedir ajuda
Em uma situação emergencial:
disque 190
Delegação virtual:
Central de Atendimento à Mulher:
180
Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos:
Por Caroline Borges, G1/SC