Petista tem 36% das intenções de voto dos eleitores do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais
Arte/Metrópoles
De acordo com pesquisa Quaest encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (15/9), o presidente Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre eleitores do Rio de Janeiro. O chefe do Executivo aparece com 40% das intenções de voto contra 36% para o petista. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
No levantamento anterior, realizado em agosto, ambos os candidatos tinham 39%. Em julho, Lula liderava com 39%, contra 34% de Bolsonaro.
Os dados apurados correspondem ao cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta uma lista de nomes ao eleitor.
Nesse quadro, Ciro Gomes (PDT) tem 8%, e Simone Tebet (MDB), 5%. Os demais candidatos não somaram 1%. Votos nulos ou em branco totalizam 6%, e eleitores indecisos, 4%.
Reprodução/Quaest
Reprodução/Quaest
No que se refere à rejeição, Lula tem 54%, e Bolsonaro, 51%. Já Ciro Gomes (PDT) alcança 55%.
Segundo turno
Em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o presidente aparece com 45% das intenções de voto dos cariocas, ante 44% do petista, o que configura outro empate técnico. Votos nulos ou em branco representam 9%, e eleitores indecisos, 2%.
O levantamento ouviu 1,5 mil pessoas, em 45 municípios, entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada sob os protocolos BR-01798/22 e RJ-06349/22.
Fonte - Metrópoles