Empresário Farid Curi, de 85 anos, está hospitalizado desde 2020; atriz é casada com ele desde 2013 em regime de separação total de bens4 min de leitura
Suzy Camacho ganhou visibilidade na TV na década de 1970
(Foto: Divulgação)
Suzy Camacho, 61 anos de idade e musa da década de 1970, está envolvida em uma polêmica com os filhos do marido, o empresário Farid Curi, de 85 anos. O empresário foi um dos sócios da rede de supermercados Atacadão, empresa comprada pelo Carrefour por cerca de R$ 2,2 bilhões em 2007. Também é dele a Royal Brasil Administradora, Empreendimentos e Participações.
Internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde 2020, com quadro de encefalite herpética, complicação neurológica que causa perda de memória e confusão mental, Curi, que está em coma, é agora centro de uma disputa judicial. Suzy é acusada pelos filhos do empresário por uma suposta fraude em laudos médicos do marido e está sendo investigada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. Por meio de Luiz Flávio Borges D'Urso, seu advogado, a atriz nega a acusação.
O imbróglio teve início antes de Farid Curi sofrer complicações de saúde. Em 2020, os filhos do empresário -- Beatriz Curi, Muriel Curi, Rodrigo Curi e Alfredo Curi -- entraram na Justiça para bloquear um pedido de liberação de R$ 10 milhões de um fundo de investimento. Na ocasião, eles alegaram que Farid estava com saúde mental inapta e solicitaram o bloqueio da liberação. "O pedido para a retirada desta quantia foi feito por Farid. O dinheiro que ele iria resgatar eram rendimentos que estavam parados. Quando os filhos quiseram contestar essa movimentação, o Farid ficou louco da vida. Não concordou com os filhos. Foi aí que ele buscou três médicos. Não foi a Suzy que decidiu procurar os médicos", argumenta o advogado criminalista. Os três neurologistas consultados por Farid Curi teriam atestado que ele apresentava quadro cognitivo compatíveis à sua idade.
Casada com Farid desde 2013-- na época, ele tinha 76 anos e o regime de separação de bens é uma exigência do código civil brasileiro para pessoas com mais de 70 anos -, Suzy já teve outros entreveros com os filhos do marido. "Não é de hoje que os filhos do Farid passaram a perseguir a Suzy. Primeiro, eles entraram com um inquérito na polícia, falaram que ela dava comida estragada ao pai. Embora o processo ainda esteja aberto, sabemos que não procede. Neste segundo inquérito, alegam que os atestados são falsos."
O advogado criminalista detalha a denúncia em andamento. "Essa denúncia é por uso de atestado falso. O atestado não é falso e não foi utilizado pela sra. Suzy. O que acontece é que o marido dela, sr. Farid, sofre um processo dos filhos por causa de dinheiro. O sr. Farid tinha feito um pedido de resgate de 10 milhões de reais. Quando ele fez esse pedido, os filhos tentaram impedir que ele tivesse acesso ao dinheiro que é dele, razão pela qual ingressaram com um processo contra o pai. O pai, para demonstrar que estava bem, foi a trêsmédicos neurologistas, passou em consulta e pediu atestados de médicos. O próprio senhor Farid juntou esses atestados ao processo que os filhos moviam contra ele para liberar o dinheiro. O dinheiro foi liberado na conta dele, não na conta da Suzy. Por essa razão, a denúncia [contra a Suzy] não prospera. É uma denúncia errada. Essa denúncia incrimina a Suzy por usar atestados que ela não usou. A denúncia diz que os atestados são falsos, mas eles são verdadeiros, emitidos por três médicos neurologistas de São Paulo."
De acordo com D'Urso, o pedido de resgate financeiro é anterior a sua hospitalização. "O dinheiro foi para a própria conta do sr. Farid", diz ele, completando que os filhos do empresário também são investigados pela polícia. "Os filhos do sr. Farid estão sofrendo uma série de investigações porque há uma série de inquéritos policiais contra eles -- inquéritos por conta de denunciação caluniosa, de corrupção de testemunha, de escuta ambiental ilegal, de dilapidação do patrimônio do pai, apropriação indébita, além da violência psicológica que fazem contra a Suzy. Eles travam uma batalha contra a sra. Suzy, uma vez que o pai encontra-se em coma no Hospital Oswaldo Cruz."
Suzy Camacho nos bastidores do programa Revista da Cidade, da TV Gazeta, em 2021 (Foto: Reprodução/Instagram)
FILHOS ACUSAM MADRASTA
Rubens de Oliveira, advogado que representa os filhos de Farid, afirma que uma das queixas é a de Suzy teria afastado o pai dos filhos. "Eles não conseguiam mais ter acesso ao apartamento do pai e ela tirou o médico que costumava atendê-lo -- que era de confiança da família -- para colocar médicos do círculo de contatos dela. Suzy afastou o Dr. Bezerra, médico que o acompanhou por quase 40 anos, colocando no seu lugar o ex-marido, Dr. Tosta."
De acordo com o advogado, os filhos estranharam que Farid Curi mudou os hábitos de consumo, sempre discreto e avesso à ostentação, após o casamento com Suzy. "Apesar de ter uma condição financeira privilegiada, Farid sempre teve hábitos modestos. Com a senhora Suzy, ele 'startou' hábitos que não eram característicos dele, como ter Lamborghini e Porsche na garagem."
Suzy fez novelas na extinta TV Tupi, Record, Globo e SBT. Ela teve papéis em novelas como Vidas Marcadas (Record, 1973), A Viagem (Tupi, 1975), A Leoa (SBT, 1982) e Brega e Chique (Globo, 1987). Ela se afastou da carreira artística para se dedicar à psicologia. O mais recente trabalho da atriz em novelas foi uma breve participação em As Aventuras de Poliana (SBT, 2018), em que interpretou ela mesma. Até o ano passado, ela integrou o time de colunistas do programa Revista da Cidade, da TV Gazeta.
Suzy Camacho teve papel central na novela A Leoa (SBT, 1982) (Foto: Arquivo pessoal)
Fonte - Revista Quem