Pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta Flávia Arruda (PL) em primeiro lugar na disputa ao Senado Federal. Em um cenário de pesquisa espontânea, quando não há uma relação de nomes apresentada, Flávia aparece com 2,4%, seguida da ex-ministra da mulher, da família e dos direitos humanos, Damares Alves (Republicanos), que é citada por 2,3% dos entrevistados. Nesse quadro, 9,2% representam os votos brancos ou nulos. 82,3% não sabem ou não responderam.
Com o levantamento estimulado, que é quando o pesquisador cita possíveis nomes aos entrevistados, foram formados dois contextos, sendo um com Flávia e um sem, com a entrada de Reguffe (União Brasil). Na primeira possibilidade, Flávia segue na frente, com 35,6%, Damares aparece com 21,4%. Aparecem, ainda, Paula Belmonte (Cidadania) com 6,2%, Rosilene Corrêa (PT) com 3,3% e Paulo Roque (Novo) com 2,2%. 7,5% não sabem ou não responderam e 23,9% são votos brancos ou nulos.
Na segunda possibilidade, com Reguffe, há empate entre ele e Damares, ambos com 21,4%. Paulo Octávio (PSD) é citado por 11,4% dos participantes, Paula Belmonte tem 5,9%, Rosilene 3,2% e Paulo Roque 2,3%. 8,7% é o percentual daqueles que não sabem ou não responderam. Branco ou nulo somam 25,8%.
A pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de junho, com 1.540 pessoas aptas a votar, por meio de entrevista pessoal. A margem de erro é de 2,5%, o nível de confiança é de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09171/2022.
Da redação do Conectado ao Poder
Leia também em www.agenciasatelite.com.br