Atacantes foram os goleadores da temporada 2021 no Brasil, e dividem marca rara de artilharia do Brasileiro e Copa do Brasil, torneios que criaram a competição deste domingo
Editoria de Arte
Com a potente perna esquerda e explosão muscular, eles viraram ídolos das torcidas. No último ano, disputaram jogo a jogo a artilharia geral do futebol brasileiro. Campeões e referências de Atlético-MG e Flamengo, Hulk e Gabigol se encontram na Supercopa do Brasil 2022, neste domingo, na Arena Pantanal.
A exibição da força (inclusive na forma de comemorar) e o faro de gol unem os centroavantes que, na temporada do ano passado, balançaram as redes em 70 ocasiões. No caso de Hulk, foram 36 gols em 68 jogos (0,52 de média). Gabi fez 34 em 45 jogos, em média extraordinária de 0,75 - fez também outros três gols pela Seleção. O atleticano ficou com os títulos, tão presentes na vida do flamenguista em 2019 e 2020.
Os dois melhores centroavantes do Brasil ainda não conseguiram marcar gol nos respectivos rivais de domingo. Gabigol alcançou a marca de 100 gols no Flamengo em 2021, e Hulk é o maior artilheiro anual do Galo desde Tardelli em 2009
- Todo mundo sabe que o Gabigol é um grande jogador. Os números falam por si na verdade. Então, merece uma atenção especial. Mas, não só pro Gabigol, pra toda a equipe do Flamengo, que é muito forte. A gente se destaca por fazer mais gols. Gabigol é um grande jogador, requer atenção, mas acho que o duelo não fica só entre "eu e Gabigol", e sim entre Atlético e Flamengo - disse Hulk.
E a competição tem tudo a ver com a relação dos centroavantes com o gol. Na história do futebol brasileiro, apenas Hulk e Gabi foram artilheiros do Brasileiro e da Copa do Brasil no mesmo ano. O jogador do Galo conseguiu igualar o rival em 2021, quando venceu as duas competições. Gabigol somou as duas artilharias ainda no Santos, em 2018.
Gabigol dá lugar a Hulk durante Brasil x Peru nas Eliminatórias da Copa —
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Desempenho que fez o camisa 9 ser contratado pelo Flamengo, empilhando Copa Libertadores e Brasileiro em 2019, e mais um título dos pontos corridos em 2020. Virou figura carimbada na seleção brasileira, uma meta que Hulk ainda sonha, com distância, visando uma nova Copa do Mundo no currículo.
O camisa 7 foi convocado por Tite em três jogos das Eliminatórias - Chile, Argentina (suspenso) e Peru. Entrou no último, faltando 10 minutos, justamente no lugar de Gabriel Barbosa.
- A Copa do Mundo é em dezembro, né? Mas, até lá tem muito chão ainda. Muitas coisas para acontecer. Então, falando de hoje, hoje, é sexta-feira, né? Meu foco hoje é o jogo de domingo. Tá focado em domingo, pra dar meu melhor e ser campeão com os companheiros. Se eu vou ser uma opção ou não para o professor Tite, aí vai ser ele que tem que decidir - disse Hulk.
É apenas o início da temporada 2022 no Brasil, e a Supercopa serve também para marcar essa arrancada. Mas tanto Hulk, quanto Gabigol, seguem participativos e protagonistas. O atacante do Atlético tem quatro gols em quatro jogos. Já Gabi tem três gols e uma assistência também em quatro partidas.
Na antevéspera do confronto da Supercopa do Brasil, o atacante Hulk participou de coletiva de imprensa na Cidade do Galo. Por sua vez, no Flamengo, Gabigol não concedeu entrevistas durante a semana de preparação para o duelo.
Hulk pelo Atlético:
40 gols (36 em 2021)
72 jogos (68 em 2021)
0,55 gol por jogo, na média
12 assistências
Gabigol pelo Flamengo:
107 gols (34 em 2021)
151 jogos (45 em 2021)
0,71 gols por jogo
35 assistências (10 em 2021)
Fonte - Globo Esporte
Leia também em www.agenciasatelite.com.br