Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

SILÊNCIO – Uma das maiores oratórias de Santa Maria, calou-se para sempre!

Cidade fica orfã de um grande lutador que reivindicava entre outras coisas, autonomia administrativa para todas as cidades satélites, além de lutar, através da sua oratória, pelo bem estar da população menos favorecida

Foto: Agencia Satélite

Hoje, quarta-feira, 22 de setembro, Santa Maria e região recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento de uma das maiores lideranças políticas e dono de uma das melhores oratórias jamais vistas. José Nogueira dos Santos, popularmente conhecido por “Nogueira de Santa Maria”, 71 anos, faleceu na madrugada dessa quarta-feira, vítima de infarto agudo do miocárdio, após realização de uma angioplastia. Ele foi levado as pressas ao Hospital Regional das Forças Armadas, onde após procedimentos, veio a óbito.

Casado e chefe de família, Nogueira era policial militar reformado e liderança política de destaque em Santa Maria desde a sua criação. Além dos vários feitos, tanto para a categoria militar, quanto para a cidade, foi ele o precursor da proposta de eleições diretas para administradores regionais no Distrito Federal, bandeira que carregou durante toda a sua vida política. Houve também várias decepções, entre as quais, quando viu seu projeto ser usurpado pelo então governador Rodrigo Rollemberg, que se auto intitulava criador da proposta. Na época ficou bastante chateado, mas convencido de que a população o reconhecia como sendo o precursor do Projeto de Lei.


Em Santa Maria, Nogueira foi diretor de cultura e um ferrenho defensor da autonomia política da cidade e muitas vezes, colocou o seu nome à disposição para ocupar o cargo majoritário da esfera administrativa local, é claro que em alguns momentos a empolgação tomou conta e acabou por fantasiar fatos que, politicamente seria impossível, sempre após ouvir a promessa de algumas autoridades que o prometiam indicação para ocupar o de administrador da cidade, mas na verdade era somente atos de politicagem. Sua empolgação tinha sentido, queria resolver os problemas de Santa Maria, os quais sempre dizia “serem simples de solucionar, faltando apenas vontade política e administrativa para resolve-los”.

Polêmico, Nogueira não era de meias palavras quando o assunto era reivindicação em prol, principalmente de Santa Maria, cidade que adotou como refúgio e apesar de não ser não bem avaliado nas urnas pela população local, tinha o conceito de que nunca deveria para de lutar pelos seus ideais. Seus discursos eram fortes, ferrenhos e muitas vezes chegavam a incomodar a quem eram direcionados, um dom que Deus lhe deu. Estava presente em todas as reuniões de lideres e sua fala era esperada, pois sempre tinha um pouco de veneno a ser destilado contra autoridades políticas do Distrito Federal.

“Não posso admitir que o povo fique à mercê dos serviços públicos que, diga-se de passagem, são bastante caros para esse mesmo povo, enquanto seus gestores ficam sentados brincando de fazer política” - José Nogueira

Foi candidato aos cargos de deputado federal e distrital e, apesar de não ter sucesso nos dois pleitos, aonde recebeu 80 votos para distrital e 200 votos para federal, além de se envolver em polémicas com blogueiros, jamais desistiu de participar da vida política que segundo ele, “após a família era o seu maior ideal”. “Não posso admitir que o povo fique à mercê dos serviços públicos que, diga-se de passagem, são bastante caros para esse mesmo povo, enquanto seus gestores ficam sentados brincando de fazer política”, disse em entrevista a um jornalista local.

Após ser convencido pelo saudoso líder comunitário Francisco de Assis Fonseca, falecido em 02/05, Nogueira lançou sua pré-candidatura ao governo de Brasília após entender que “faltava vontade política para solucionar os problemas enfrentados pelos milhares de brasilienses”. Ele estava percorrendo todo o DF e reunindo com lideranças no intuito de levar a sua proposta e convencer de que seu nome pudesse concorrer ao pleito. Era firme e otimista ao dizer aos quatro cantos que “seria o próximo governador de Brasília”, mas infelizmente a morte não o deixou lutar por mais este sonho.


“é tempo de cuidar dos nossos amigos e familiares. Aproveitar a passagem de cada um perto de nós, pois o triste dia vai chegar, mas ates disso vamos aproveitar os momentos felizes.”

 

Tão logo da notícia da morte do líder se espalhar nas redes sociais, vários amigos, conhecidos ou pessoas anônimas lamentaram o seu falecimento. Para Luciano Fonseca, filho do saudoso Fonseca de Santa Maria, “é tempo de cuidar dos nossos amigos e familiares. Aproveitar a passagem de cada um perto de nós, pois o triste dia vai chegar, mas ates disso vamos aproveitar os momentos felizes.”

Já a líder comunitária Ivete Figueira em tom de despedida e desabafo disse em uma rede social: “Fico triste com o falecimento dessas pessoas que eu admirava tanto (Fonseca e Nogueira), lideranças comprometidas com a cidade, que lutavam por melhorias em nossa Santa Maria. Aprendi muito com eles a lutar pelo que acho justo. Mas vale uma reflexão para um grupo de pessoas que faz de tudo para prejudicar quem faz trabalhos na cidade, esse povo deveria começar a pensar que a ganancia e a maldade que faz aqui uma hora vai ter consequências, dessa vida não levamos nada, somente as boas ações que aqui fazemos. Tenho certeza que os líderes comunitários partiram com a missão cumprida pois lutaram por melhorias coletivas, são pessoas de luz.”

Por sua vez, Daniel do Radar escreveu em suas redes sociais que, “José Nogueira foi um dos líderes comunitários mais combativos que essa cidade já teve. Inteligente, boa oratória, muito politizado (...). Era um árduo crítico às mazelas do atual governo e do fisiologismo barato que rodeia Santa Maria-DF. Foram 50 anos de contribuição política para o Distrito Federal e desses, 27 anos foram dedicados a Santa Maria-DF.”

A administradora de Santa Maria, Marileide Romão também lamentou a morte do líder e através da sua assessoria disse que, "Nogueira sempre foi um líder comunitário empenhado em buscar soluções e iniciativas para o avanço de Santa Maria. Sabemos de suas lutas e batalhas. Desejamos muita força aos familiares e amigos por essa perda.”

Para o jovem líder comunitário Nathan Rodrigues, “Santa Maria fica mais pobre hoje, pois perdemos uma verdadeira liderança comunitária, que se preocupava de verdade com a cidade e com o bem-estar dos moradores.”

Nós da equipe TVWeb Correio Satélite, composta pelos jornais Correio de Santa Maria e Satélite Notícias, lamentamos pelo falecimento do nosso grande amigo e liderança nata da cidade José Nogueira, que a exemplo de muitos lutou arduamente em prol do desenvolvimento da nossa querida Santa Maria em todos os quesitos. Nogueira escreveu uma página na história da cidade que jamais será apagada. Sentiremos falta dos seus discursos, dos seus sonhos e da sua autoestima elevada, pois entendemos que somente os visionários que sonham objetivamente, tem esses transformados em realidade, a exemplo do que aconteceu com JK e Roriz. Siga na Paz amigo, pois o seu lugar ao lado o Pai está reservado.


Por Celso Alonso - Agencia Satélite

Latest Articles