Odilon foi presidente do MDB-DF e deputado distrital por três mandatos consecutivos, até 2006. Ele foi diagnosticado com ELA há seis anos
SILVIO ABDON/CLDF
Oex-deputado distrital Odilon Aires, 69 anos, morreu, neste sábado (3/10). O político sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa sem cura. Ele deixa esposa, dois filhos e duas netas.
Odilon estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Santa Lucia desde segunda-feira (28/9). Ele deu entrada no hospital com quadro de infecção generalizada. A família foi informada que os rins pararam de funcionar, e o ex-parlamentar foi sedado para não sentir dor.
Trajetória
Economista, Odilon foi suplente na 1ª legislatura da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e substituiu o deputado José Ornellas por 9 meses.
Ele atuou como deputado distrital por três mandatos consecutivos, entre 1995 e 2006. No Governo do Distrito Federal (GDF), ocupou os cargos de administrador do Cruzeiro e de secretário de Assuntos Fundiários.
Figura política conhecida na capital do país, Odilon foi presidente do diretório local do MDB e conselheiro nacional do partido. Natural de Ponte Alta do Bom Jesus (TO), ele se mudou para Brasília em 1975. Odilon recebeu da CLDF, em 2016, o Título de Cidadão Honorário de Brasília.
Odilon é pai do ex-secretário executivo das Cidades e atual administrador de Samambaia, Gustavo Aires.
Doença
Odilon descobriu a ELA em 2015. Durante entrevista à Agência Brasília, em junho de 2019, a esposa dele, Helena Aires, disse que a família demorou oito meses para chegar ao diagnóstico. A paralisia, no caso do ex-distrital, começou pelas mãos.
A doença avançou rápido. “Em outubro daquele ano [2015], foi colocada a sonda para alimentação e, em dezembro, ele já estava na cadeira de rodas”, relatou. “Em 2016, foi colocada a traque [tubo alojado na garganta para promover a traqueostomia, ventilação mecânica invasiva]”, contou, na ocasião.
Odilon passou a se comunicar por meio de um aparelho que “traduz” os movimentos da íris (parte interna do globo ocular). Em 2019, ele promoveu a 2ª Caminhada e Cadeirata de Conscientização da ELA, evento organizado pela Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrEla). O objetivo foi esclarecer sobre a importância de informação correta a respeito da doença.
Odilon e o filho, Gustavo Aires (à esq.)Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília |
Odilon Aires promoveu a 2ª Caminhada e Cadeirata de Conscientização da ELA, em 2019Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília |
Odilon e o filho, Gustavo Aires (à esq.)Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília |
O presidente do MDB-DF, deputado distrital Rafael Prudente, lamentou a morte de Odilon Aires. O atual presidente também da Câmara Legislativa ressaltou que o companheiro de legenda foi “um exemplo de dedicação à política”.
Veja nota: NOTA DE PESAR RAFAEL PRUDENTENota de pesar Rafael Prudente
Fonte - Metrópoles
Leia também em www.agenciasatelite.com.br