Segundo governador, ideia é distribuir item de proteção e conscientizar população. Retorno das atividades está previsto para próxima segunda-feira (18).
Governador Ibaneis Rocha no Hospital de Campanha do Mané Garrincha — Foto: Larissa Passos/G1
O governo do Distrito Federal promete começar nesta terça-feira (12), uma campanha educativa sobre o uso de máscaras na capital federal para conter a pandemia do novo coronavírus. A afirmação foi dada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), durante visita ao Hospital de Campanha do Mané Garrincha, nesta segunda-feira (11).
A ideia, segundo o governador, é distribuir o item de proteção e conscientizar a população antes da reabertura do comércio, prevista para 18 de maio. De acordo com o Ibaneis, a ação será realizada com a ajuda de equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do DF Legal.
"É preciso fazer uma conscientização em massa. Eu não quero medidas punitivas já nesse momento, eu prefiro as medidas que são educativas."
O decreto que tornou obrigatório o uso de máscaras na capital federal prevê multa no valor de R$ 2 mil para quem desrespeitar a medida. A pessoa também poderá responder por crime de infração de medida sanitária, com pena de até um ano de reclusão. As punições começaram a valer nesta segunda.
"Você chega para uma pessoa, faz a entrega de uma máscara e ela se recusa a colocar, ela vai ser multada", afirmou Ibaneis.
Coronavírus: Bolsonaro inclui salão, barbearia e academia como 'atividades essenciais'
Obrigatoriedade no DF
População do DF com uso de máscaras faciais — Foto: TV Globo/Reprodução
O uso da máscara em locais públicos se tornou obrigatório em 30 de abril. O decreto afirma que o acessório deve ser utilizado em "espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte coletivo, e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços" da capital.
Além disso, o GDF sancionou uma lei na última sexta-feira (8), que também obriga motoristas, cobradores e taxistas a usarem álcool em gel – além de máscaras – durante o trabalho. A norma determina ainda que empresas de transporte disponibilizem os itens de proteção para os funcionários.
Em caso de descumprimento, o texto impõe multa de R$ 200 às empresas ou ao próprio condutor, caso seja autônomo. O valor da punição pode dobrar se houver reincidência. A regra já está valendo.
Resistência ao uso da máscara
Mulher sem máscara é levada para delegacia no DF após tentar entrar em supermercado — Foto: TV Globo/Reprodução
Nesta segunda, uma cliente de um supermercado da região do Sudoeste, no Distrito Federal, foi impedida de entrar no estabelecimento, porque estava sem máscara de proteção durante a pandemia do coronavírus. A Polícia Militar foi chamada e levou a mulher para a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.
A cliente do supermercado, uma bióloga de 46 anos, afirmou que foi comprar mantimentos para os filhos quando acabou surpreendida por um funcionário, que disse a ela que não poderia entrar sem o item de proteção. A mulher disse que não concorda com a determinação do governo, de obrigar o uso de máscara em Brasília.
"Eu tentei argumentar com o gerente que o governador não pode determinar medidas de segurança sanitária. Quem pode determinar essas medidas é a Vigilância Sanitária. O decreto do governador é exorbitante", disse ela.
Distribuição de máscaras
Para garantir a aplicação da norma, o governo está distribuindo máscaras, de graça, em 21 terminais de ônibus e estações do metrô. Veja endereços abaixo:
Terminais de ônibus:
Terminal Brazlândia Centro - Área Especial, Setor Norte, Lote 01
Terminal Brazlândia Setor Veredas - Setor Veredas, Praça Central, AE, Lote 01
Terminal Setor "O" - Área especial C, Quadra QNO 14
Terminal Setor P Sul - QNP 24, Área Especial 01
Terminal Setor QNQ/QNR - QNR 01, Área Especial, Expansão Ceilândia
Terminal Setor Gama Central - Setor Central, Área Especial
Terminal Gama Sul - Quadra 05, Área Especial
Terminal Santa Maria Sul - Área Especial, Quadra 401
Terminal Recanto das Emas I - Área Especial, Quadra 311
Terminal Recanto das Emas II - Avenida Ponte Alta, Quadra 400/600
Terminal Samambaia Sul - QN 327, Área Especial 1
Terminal Samambaia Norte - QR 433, S/N, Área Especial
Terminal do Paranoá - Quadra 33, Área Especial, Lote 01
Terminal de Planaltina - Avenida Independência, Setor de Hotéis e Diversões, Projeção O
Terminal Riacho Fundo I - Quadra 04, Lotes 6 a 8
Terminal Riacho Fundo II - Área Especial, QS 18
Terminal São Sebastião - Área Especial, EDF 135
Mini Terminal Sobradinho I - Quadra 18, Área Especial 16/18
Terminal Sobradinho II - Quadra AR 25, Conjunto 01, Lote 02
Terminal Taguatinga Norte - QNM 42, Área Especial 03, Lotes 03 a 07
Terminal Taguatinga Sul - Área Especial 09
Estações de metrô:
Estação Ceilândia Norte
Estação Ceilândia Centro
Estação Guariroba
Estação Ceilândia Sul
Estação Centro Metropolitano
Estação Praça do Relógio
Estação Taguatinga Sul
Estação Samambaia
Estação Samambaia Sul
Estação Furnas
Fonte - G1/DF
Leia também em www.agenciasatelite.com.br