Presidido pelo vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Erivaldo Alves, já que o presidente Jozafá Dantas não está no Distrito Federal, finalmente foi realizado o arbitral da segunda divisão do Distrito Federal, nesta quarta-feira (3). Na reunião ficaram definidos os pontos cruciais para o início do campeonato, que está previsto para começar em 8 de agosto, com a participação de 12 equipes. ARUC, que pleiteava a entrada no certame após longo tempo sem disputar, ficou de fora (a liminar de inclusão foi cassada pela justiça).
Dos 12 clubes que participarão da Segundona neste ano, 11 estiveram representados no conselho arbitral desta quarta-feira. Apenas o Guará não mandou nenhum representante. “Hoje precisamos sair daqui com a situação resolvida, pois não temos tempo hábil para um novo adiamento”, ressaltou o presidente em exercício da FBF, Erivaldo Alves. Por sinal, uma melhor organização foi constatada e elogiada pelos presentes na ocasião (foto abaixo).
Enfim, houve “acordo” entre os clubes
Com início do arbitral após a terceira chamada, às 11h, o Guará terá que acatar o que ficou decidido em votação na reunião, além de apresentar a documentação necessária para a participação no campeonato. Ficou decidido que a fórmula de disputa será a mesma de 2014, com pontos corridos em um turno e final entre os dois melhores colocados ao fim da fase única.
Em relação aos jogadores a serem inscritos pelas agremiações, ficou acordado que os nomes devem constar no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 7 de agosto, véspera da abertura da competição. Os clubes terão direito a inscrever novos atletas até a sétima rodada.
Os valores dos ingressos serão cobrados de acordo com a indicação do clube mandante, entre R$ 1,00 e R$ 100,00 reais. Segundo os representantes dos clubes, não havia o que discutir ou votar acerca da taxa de arbitragem. Por unanimidade, ficou decidido que a lei será cumprida, ou seja, o pagamento dos árbitros será de responsabilidade da entidade organizadora do campeonato. Neste caso a FBF.
Terceira Divisão
Apesar de ser uma reunião para discutir como será a Segundona de 2015, os presentes também se manifestaram sobre a realização Terceira Divisão local, que está sendo parte de uma disputa judicial na sétima vara cível de Brasília. Mesmo assim, o presidente em exercício na mesa, Erivaldo Alves, foi categórico em afirmar que a disputa da terceira não acontecerá. “Não será realizada a terceira divisão neste ano. Simplesmente porque não faz parte do planejamento e, muito menos, do calendário das atividades da Federação para o ano de 2015″, sentenciou.
Clubes participantes da Segunda Divisão de 2015: Bandeirante, Bolamense, Botafogo-DF, Brazlândia, Capital, CFZ, Dom Pedro, Guará, Legião, Paranoá, S. E. Planaltina e Planaltina E. C.
1ª Rodada – domingo – 08/08/2015
Capital x Planaltina E. C.
Legião x S. E. Planaltina
Paranoá x CFZ
Bandeirante x Brazlândia
Guará x Dom Pedro
Botafogo-DF x Bolamense
Por Haland Guilarde
Esporte Candango
Leia também em www.agenciasatelite.com.br