Jéssica Antunes
jessica.antunes@jornaldebrasilia.com.br
O primeiro dia de cobrança de tarifa no Expresso Sul teve falhas durante a manhã, o que provocou confusão, mas logo foram resolvidas. Quem tentou pegar o ônibus na Rodoviária do Plano Piloto nas primeiras horas do dia teve de comprar um cartão do Sistema de Bilhetagem Automática no valor de R$ 15. O carregamento unitário de tarifa de R$ 3 não esteve disponível ali, diferentemente das demais estações.
Também teve quem ainda estava desinformado e sequer sabia que o início da cobrança se daria no feriado de ontem. O coletivo expresso não recebe pagamento em dinheiro. O DFTrans faz boa avaliação da estreia.
Ontem, Bianca Soff, de 19 anos, estava perdida no terminal. Ela tinha acabado de levar pontos por um corte profundo no pé e não sabia da mudança. Com o namorado, Leonardo Dias, 27, ela teve de sentar no chão da rodoviária para buscar uma solução. “Saímos com o dinheiro contado. Quando chegamos, descobrimos que para ir ao Gama teríamos que comprar dois cartões de R$ 15. Não sei o que fazer”, disse a jovem.
Para uma família de quatro pessoas, o valor desembolsado seria de R$ 60, já que o cartão é individual, para garantir a integração. “Ficou tudo muito bagunçado”, reclamou a ajudante de cozinha Francineide Araújo, 38.
Com três filhos, ela visitaria a sogra no Gama, e considerava pagar um valor tão alto pela passagem “um absurdo”. “Nós não vamos sempre para lá. Para que comprar quatro cartões suficientes para cinco viagens?”, questionou a filha Amanda Araújo, 21. Eles preferiram voltar para casa.
PROBLEMAS “MÍNIMOS”
Na plataforma da rodoviária, as informações eram desencontradas. Isso porque a compra de cartões de bilhetagem automática carregados com valor de passagem única deveria estar funcionando, segundo os funcionários do Departamento de Trânsito. De acordo com o DFTrans, uma queda no sistema pode ter provocado o problema, mas, para o diretor-técnico Clóvis Barbará, a procura por cartões de R$ 3 foi maior do que a esperada.
“O sistema está funcionando sem maiores problemas. Alguns passageiros ainda não tinham informação sobre o início da cobrança. Vamos, aos poucos, esclarecendo. Não tivemos nenhum passageiro que deixou de embarcar por conta do início da operação. Os problemas que surgiram foram todos pontuais e resolvidos na medida que identificados”, afirmou.
Saiba mais
Existem duas opções de cartões para pagar a passagem nas linhas expressas do Expresso Sul.
O Cartão Cidadão é emitido nos mesmos postos que fazem o Cartão Vale-Transporte. Ele aceita quantas recargas forem necessárias, que são realizadas pelo próprio passageiro.
O Bilhete Único não exige cadastro prévio. Pode ser comprado em qualquer posto do sistema de bilhetagem.
No primeiro, é possível bloquear e reaver o valor restante em caso de extravio, enquanto o segundo, por não necessitar de registro, não é possível recuperar o saldo.
Estudantes, por enquanto, têm acesso normal com o Passe Livre Estudantil, ainda que as linhas não estejam cadastradas. Isso, no entanto, vale apenas para o início da operação.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
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