Os 41 deputados estaduais eleitos foram diplomados pelo TRE, juntamente com os deputados federais, senador, vice e o Governador.
Os candidatos eleitos em outubro passado foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) durante a manhã desta sexta-feira, 19, em evento realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na solenidade, foram entregues os certificados eleitorais, contendo nome e número de votos, para 41 deputados estaduais, 17 deputados federais, um senador, o vice-governador e o governador. Os suplentes dos cargos proporcionais também receberam o documento da Corte Eleitoral.
A mesa diretiva foi composta pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO)– desembargador Walter Carlos Lemes; vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral – desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; governador Marconi Perillo, primeira-dama Valéri Perillo, senadores Lúcia Vânia e Cyro Miranda (ambos do PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás – deputado Hélio de Sousa, vice-governador reeleito José Eliton de Figueredo Júnior; representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia - vice-prefeito Agenor Mariano; procurador-geral de Justiça Lauro Machado Nogueira; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás – Henrique Tibúrcio; e juízes-membros do TRE-GO – Airton Fernandes de Campos, Leão Aparecido Alves, Marcelo Arantes de Melo Borges, Fábio Cristóvão de Campos Faria, Sebastião Luiz Fleury; Juízes-membros substitutos – desembargador Zacarias Neves Coelho, desembargador Luiz Eduardo de Sousa, Fabiano Abel de Aragão Fernandes e Luciano Mtanios Hanna, procurador Regional Eleitoral Ailton Benedito de Souza.
Aproximadamente 3,5 mil pessoas estiveram presentes para acompanhar a cerimônia. O presidente do TRE-GO, desembargador Walter Carlos Lemes, disse que a diplomação consolida a vontade da população, fortalecendo a democracia representativa. Para o magistrado, o processo eleitoral foi uma etapa árdua e gratificante, mas necessária para a legitimidade do exercício dos cargos eletivos.
“A Justiça Eleitoral trabalhou no sentido de oferecer segurança em todo o processo eleitoral. Acredito que o dever foi cumprido. A atuação dos juízes eleitorais, do Ministério Público Eleitoral e de todos os servidores demonstra a segurança do processo eleitoral, peça fundamental para o pleno exercício da democracia, em absoluta conformidade aos princípios constitucionais que regem nosso País. O TRE sempre agiu com o objetivo de zelar o interesse público e o equilíbrio de todo o processo”, afirmou o desembargador.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), disse que a solenidade deve ser um momento de reflexão para os candidatos eleitos. De acordo com o parlamentar, o exercício do mandato eletivo deve ser praticado com honra, responsabilidade e dignidade.
“O momento foi importante para que os diplomados possam realizar uma análise profunda das dificuldades da eleição. A partir dessa reflexão, os futuros ocupantes de cargos eletivos certamente serão recompensados pela oportunidade de exercer seus mandatos com honra e dignidade”, afirmou Helio de Sousa.
Durante discurso em nome dos diplomados, o governador eleito Marconi Perillo (PSDB) afirmou que vai trabalhar incansavelmente para que o Estado de Goiás seja um exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida para todo o País. De acordo com ele, o governo conseguiu construir obras importantes e aperfeiçoar os programas estaduais apesar do cenário de dificuldades.
“Vamos trabalhar para inserir Goiás como destaque positivo no cenário nacional, como temos feito ao longo dos mandatos. Goiás é um Estado próspero. Apesar das dificuldades, conseguimos realizar muitos benefícios para a população. Eu quero agradecer a confiança que o povo goiano depositou em mim e nos candidatos eleitos. Desejo muita boa sorte a todos”, afirmou o Governador.
O TRE-GO entregou os diplomas eleitorais para os deputados estaduais eleitos e seus suplentes. A seguir, confira a lista dos parlamentares que tomarão posse na Assembleia Legislativa em 1º de fevereiro de 2015:
Adib Elias (PMDB);
Adriana Accorsi (PT);
Álvaro Guimarães (PR);
Bruno Peixoto (PMDB);
Carlos Antonio (SD);
Charles Bento (PRTB);
Cláudio Meirelles (PR);
Diego Sorgatto (PSD);
Dr. Antônio (PDT);
Eliane Pinheiro (PMN);
Ernesto Roller (PMDB);
Francisco Oliveira (PHS);
Francisco Júnior (PSD);
Gustavo Sebba (PSDB);
Helio de Sousa (DEM);
Henrique Arantes (PTB);
Humberto Aidar (PT);
Isaura Lemos (PC do B);
Iso Moreira (PSDB);
Jean (PHS);
José Nelto (PMDB);
José Vitti (PSDB);
Leda Borges (PSDB);
Lincoln Tejota (PSD);
Lissauer Vieira (PSD);
Lucas Calil (PSL);
Luis Cesar Bueno (PT);
Major Araújo (PRP);
Mané de Oliveira (PSDB);
Marlúcio Pereira (PTB);
Marquinho do Privê (PSDB);
Nédio Leite (PSDB);
Paulo Cezar Martins (PMDB);
Renato de Castro (PT);
Santana Gomes (PSL);
Sérgio Bravo (PROS);
Simeyzon Silveira (PSC);
Talles Barreto (PTB);
Valcenor Braz (PTB);
Virmondes Cruvinel (PSDB);
Zé Antônio (PTB).