Obra estava regular segundo a Administração Regional |
Um acidente ocorrido por volta das 11h40min de hoje (09/03), num galpão em construção na CL 116, às margens da Avenida Alagados, vitimou 4 operários da empresa CMA Engenharia, responsável pela obra. De acordo com informações do Corpo de bombeiro, através do Sgto. João Elias, uma viga não suportou o peso da laje que estava sendo concretada e desabou.
Parte da estrutura danificada |
Aproximadamente dez operários que estavam sobre a laje quando ela desabou, caíram de uma altura de aproximadamente 7mts de altura, porém “por muita sorte”, somente quatro sofreram escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital de Santa Maria para exames e se encontram em observação.
Ficaram feridos no acidente os operários Domingos Figueiredo Avelino, Egídio Borges, Raimundo Pereira Nonato dos Santos e Cláudio Rodrigues Ribeiro.
Operário Natalino Sousa |
O operário ainda afirma que ficou amedrontado e teve medo de perder a vida. “Foi muito rápido que aconteceu. Estávamos lá em cima e de repente tudo desabou. Só pensei na minha família e tive medo da morte”, enfocou o agora “sortudo e sorridente” operário.
De acordo com informações do delegado plantonista da 33ª DP, Dr. Danilo Guimarães, foi solicitado ao engenheiro da obra para que apresentasse toda documentação que comprovasse a regularização da mesma, bem como foi lavrado Boletim de Ocorrência por Acidente de Trabalho e Lesão Corporal Culposa (sem intensão). O delegado ainda informou que foi solicitada perícia no local para que seja concluída a apuração do caso. O delegado ainda informou que é cedo para encontrar culpados e se é que eles existam, todavia esclareceu que o engenheiro está em dia com sua documentação junto ao CREA-DF.
Néviton Pereira |
A Defesa Civil informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o local está interditado.
Um operário que não quis se identificar, informou que desabaram aproximadamente 300mts de laje, causando um prejuízo enorme, porém afirma que, “nada tem valor a mais do que sua vida, nisso acredita que o prejuízo material ficou em segundo plano”.
Engenheiro da Obra |
Na delegacia a equipe do JSN tentou contato com o engenheiro responsável pela obra, Maciel Rodrigues Leão, porém, sem gravar entrevista, limitou-se a dizer que não poderia fazer qualquer comentário, pois não estava no local no momento do acidente, bem como não tinha maiores informações a não ser o que todos já sabiam, porém irá aguardar os laudos técnicos e após prestará esclarecimentos sobre o fato.
Cinco pessoas feridas |
A obra, de acordo com informações, abrigará futuramente a sede de Santa Maria do Banco do Brasil e até o momento nenhum responsável pelo terreno apareceu para prestar esclarecimentos.
Esta não é a primeira vez que acidentes em obras deixam vítimas em Santa Maria. Um homem de 27 anos morreu após cair do telhado de uma empresa, localizada na BR-040, em 04 de abril passado. De acordo com informações, Manoel Diniz dos Santos fazia manutenção do local quando caiu de uma altura de 12 metros. Ele morreu na hora.