Administração Regional de Santa Maria finalmente conseguiu o desembargo da obra do novo abrigo para usuário do transporte coletivo no "balão do Novo Gama". Após muita negociação com o Denit, o administrador Néviton Pereira Júnior conseguiu fazer com que o órgão liberasse a continuidade das obras.
O problema maior enfrentado pela administração que justificou o embargo, segundo o órgão, ocorreu na elaboração do projeto, onde não foram observados alguns aspectos de segurança, pois o abrigo está localizado em uma área de grande movimento e não possui qualquer sinalização que garanta a segurança tanto de pedestres, quanto de condutores de veículo.
Para garantir a continuidade da obra, a administração se comprometeu em instalar dois redutores de velocidade e recuo para os ônibus. "Assim, por se tratar o local de uma rodovia, o trânsito não será prejudicado, bem como será observada a segurança de todos que transitarem pelo local", garantiu o administrador.
O novo abrigo é uma reivindicação antiga tanto de moradores da cidade, quanto da cidade vizinha (Novo Gama), que usam diariamente o espaço em um abrigo improvisado, sem as mínimas condições de comodidade e higiene. O problema se agrava aos domingos em decorrência do funcionamento da "Feira do Pedregal" que absolve grande parte da população das duas cidades, bem como de cidades vizinhas.
Para Marly dos Santos Rosa, moradora de Santa Maria – "Quando ficar pronto o novo abrigo será muito benéfico, pois as pessoas terão como se abrigar do sol e das chuvas, tornando mais confortável a espera por condução".