Aconteceu na última semana o Comitê de Transporte Público em Santa Maria que teve por finalidade discutir juntamente com as lideranças comunitárias e órgãos governamentais políticas públicas que visam a melhoria do transporte coletivo no DF, em especial na cidade.
O comitê contou com as presenças de representantes do DFTrans, da Administração Regional, Segurança Pública e Lideranças Comunitárias da cidade.
Os representantes do DFTrans se pautaram a ouvir as reivindicações dos presentes e encaminhá-las para o diretor do órgão Marco Antônio Campanela que não pôde estar presente na audiência devido problemas de agenda.
O primeiro orador inscrito foi o líder comunitário Fonseca que se mostrou contrário à criação de um comitê e não de um conselho de transporte. Segundo ele um conselho terá participação mais consistente da comunidade, enquanto comitê ficaria restrito ao governo. “Não que eu seja contra, porém entendo que um conselho irá de encontro à realidade da comunidade, pois terá a participação de todos enquanto um comitê ficará restrito tão somente ao governo”, disse.
Por sua vez o Prefeito Comunitário Alan de Brito apresentou um lista de reivindicações que julga extremamente necessárias para a melhoria do transporte em Santa Maria. São elas: Renovação de toda a frota que atende Santa Maria, especialmente da empresa Viplan, Retirada do Posto Fiscal da entrada da cidade e se deslocamento para o Polo JK, Construção dos terminais de ônibus em Santa Maria Norte e Sul, Fim do monopólio das empresas de transporte coletivo, Metrô para Santa Maria com interligação com o VLP e implantação de trem elétrico, Instalação de câmeras de vídeos nos ônibus, bem como presença de policiais a paisana, criação das faixas exclusivas para ônibus e caminhões e Criação de linha circular em toda a cidade indo em direção ao Polo JK.
Os representantes do DFTrans saíram satisfeitos com relação a coleta de informações no comitê e prometeram analisar as reivindicações afim da elaboração de políticas públicas que visam a melhoria do transporte público em todo o DF em especial na cidade.